Semana será marcada por chuva frequente e volumosa em SC

Após dias de tempo seco e de predomínio do sol em Santa Catarina, a semana do feriado da Proclamação da República será marcada por chuva frequente e volumosa. 

As mudanças no tempo são provocadas por conta da atuação de duas frentes frias, que deixarão o tempo chuvoso em grande parte da próxima semana.

Entre a terça, 14, e a quarta-feira, 15, a primeira frente fria avança, recebendo reforço de calor e umidade da região Norte do Brasil.

Esta condição favorece a formação de temporais acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, principalmente no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS.

Nas demais regiões a chuva é menos abrangente, mas ainda há possibilidade de temporais isolados.

Entre a quinta-feira, 16, e o sábado, 18, a segunda frente fria se forma e avança lentamente por Santa Catarina. Neste período — principalmente no sábado — os acumulados podem ser expressivos e bem distribuídos pelo estado, podendo variar entre 70 e 120 mm.

Por conta da passagens destas frentes frias combinadas à presença de calor e umidade, os volumes esperados na próxima semana são expressivos, podendo registrar valores médios entre 150 e 200 mm, com pontuais acima, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí.

Vale ressaltar que a previsão do tempo pode variar de acordo com a atualização dos modelos meteorológicos no decorrer da semana. A Defesa Civil de Santa Catarina segue em monitoramento intensificado e, qualquer alteração do panorama previsto, será atualizado no site e redes sociais oficiais.

PREVISÃO DO TEMPO

segunda-feira (13) começa com sol entre nuvens em SC, o que favorece a elevação das temperaturas (que superam os 30°C na maior parte do estado) e a sensação de abafamento na maioria das regiões. No decorrer da manhã, já há condições para temporais, que começam pelas áreas de divisa com o RS e se estendem para as demais regiões no decorrer da tarde.

Associado aos temporais há condições para chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, favorecendo risco moderado a pontualmente alto para ocorrência relacionadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos e queda de galhos e árvores. O vento de norte/noroeste ganha força no final da manhã, com rajadas em torno de 60km/h do Extremo Oeste ao Litoral Sul.

 

Terça-feira (14)

Na terça-feira (14), tempo instável em todas as regiões catarinenses. A chuva e os temporais começam na madrugada nas áreas de divisa com o RS e se estendem para o restante do estado no decorrer do dia, com o avanço da frente fria. Há condições para temporais com chuva intensa, vendaval e queda de granizo no estado, principalmente na divisa com o RS, onde são esperados os maiores volumes acumulados de chuva.

O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas. O vento predomina do quadrante norte, com variação rápida para sul à tarde, com rajadas próximas a 60km/h.

As temperaturas mínimas variam entre 17 e 22°C em todo estado e as máximas ficam abaixo dos 25°C, com exceção do norte catarinense onde se aproximam de 30°C.

 

Quarta-feira (15)

No feriado da quarta-feira (15), o tempo ainda permanece úmido no estado, com o sol aparecendo por alguns momentos em meio a nuvens e com condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente na madrugada e posteriormente no final do dia, devido ao calor e a formação de uma nova frente fria no RS.

O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais.

O vento de norte/noroeste, novamente ganha força à tarde com rajadas próximas a 60km/h.

As temperaturas mínimas variam entre 15°C na Serra e 20°C nas demais regiões. À tarde as máximas voltam a oscilar em torno dos 30°C na maioria das regiões, com sensação de ar abafado.

Tendência para os próximos dias

Entre a quinta (16) e a sexta-feira (17), a frente fria avança para SC ao mesmo tempo que começa a se afastar para o mar, combinada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, o que mantém a presença de nuvens no estado, bem como a condição para chuva e temporais, que tendem a ser mais abrangentes na quinta-feira (16), sobretudo do centro ao sul do estado novamente.

Últimas notícias

Idosa fica ferida em acidente de trânsito na SC-445

A guarnição do ASU-299 foi acionada através da Central...

Incêndio atinge quarto de residência em Balneário Gaivota

A guarnição do ABTR 205 foi acionada nesta segunda-feira...

Calor intenso deve persistir no Sul do Brasil

Uma onda de calor intensa deve atingir o Sul...

Fertilizantes em alta: preços sobem e elevam custos para produtores

O mercado de fertilizantes iniciou 2025 em forte movimento...

Santa Catarina executou quase 96% dos recursos da Lei Paulo Gustavo: R$ 126,6 milhões

Santa Catarina executou, no estado e em seus municípios,...

Notícias Relacionadas