Regata Tubá-nharo acontece neste domingo no rio Tubarão

O Tuba-Nharô – ou “Pai Feroz” em Tupi-Guarani, forma pela qual os indígenas nomeavam o Rio Tubarão, irá se revelar de uma forma não tão temida assim. Ele irá receber com alegria e satisfação uma turma de remadores, consciente e engajada, de toda a região para uma confraternização esportiva envolvendo modalidades de remo, neste domingo [5/11] , à partir das 8h30 na rampa náutica do Clube 29 de Junho de, Tubarão.

Trata-se de uma iniciativa da Lifeaholics Fun Sports Events junto ao Clube 29 de Junho apoio BR Náutica, Unimed Tubarão, Tecnoválvulas, Oásis Surf Skate e Semear Ambientais, para reimplantar as atividades esportivas de remo no Rio Tubarão.

A Regata de Remadores Tubá-Nharô faz parte do Projeto Renavegar, através do qual, a Lifeaholics Fun Sports Events, junto ao Clube 29 de Junho e demais parceiros, objetiva incentivar a prática das modalidades esportivas à remo no Rio Tubarão assim como em todas as lagoas que compõem o complexo lagunar da região do extremo sul catarinense. De igual forma, pretende-se salientar sua inequívoca vocação turístico-esportiva ao mesmo tempo em que se cria um eixo para balizar uma discussão perene sobre a adoção de políticas públicas de longo prazo em prol da recuperação ambiental de toda a região.

Serão dois percursos, um de 10 Km saindo da rampa náutica do Clube 29 de Junho e navegando à montante passando por baixo de todas as cinco pontes do Rio Tubarão, com ponto de retorno aos 5 Km. E um segundo percurso de 25 Km, destinado a remadores avançados, com navegação também à montante e com ponto de retorno aos 12,5 km.

Quatro modalidades de embarcações poderão participar: Caiaque Oceânico, SUP- Stand Up Paddle, Canoa Havaiana e Surfski.

Como precauções de segurança, todo o percurso será acompanhado por embarcações de apoio, tanto à remo quanto à motor, com monitores treinados. O 8º. Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tubarão será devidamente informado sobre todos os detalhes do evento, assim como a Capitania dos Portos de Laguna. Ainda como fatores de segurança, apenas poderão participar pessoas com maior de 18 anos. De igual forma, será exigido que os participantes usem coletes salva-vidas, que saibam nadar e que estejam aptos fisicamente para participarem desta atividade, a qual é considerada de moderada à intensa.

A atividade irá se iniciar pontualmente às 8h30. O tempo máximo previsto para conclusão do percurso para o trajeto base, em uma cadência leve de progressão, será de 2h30. À partir das 11h30 haverá uma celebração com uma “Cozinha ao Vivo” no deck do Clube 29 de frente para o Rio Tubarão onde será servido um almoço aos participantes.

Fonte da informação: Hora Certa

Últimas notícias

Dia 26 de julho é Dia dos Avós

Especialista reforça a importância do papel da família para...

Paisagem noturna da Lagoa Rodrigo de Freitas ganha registros indígenas, quilombolas e urbanos

As projeções na fachada da Casa Museu Eva Klabin...

Mãe e filha são violentadas em Imbituba e agressor é preso em flagrante

O agressor foi preso em flagrante e levado à...

IMARUÍ: Motorista de aplicativo é baleado pelo próprio primo e tem o carro roubado

O crime aconteceu na madrugada desta quarta Um motorista de...

Hemosc acumula 2 milhões de bolsas de sangue

De janeiro a 30 de junho deste ano, o...

Notícias Relacionadas