Novo presidente do TJSC projeta uma Justiça cada vez mais participativa, eficiente e inovadora

Em cerimônia prestigiada, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) empossou nesta sexta-feira (2) a diretoria para o biênio 2024/2026; sob o comando do novo presidente, desembargador Francisco Oliveira Neto.

O cargo de dirigente máximo do Judiciário catarinense foi transmitido pelo desembargador Altamiro de Oliveira, que encerrou a gestão iniciada pelo desembargador João Henrique Blasi.

No mesmo evento, foram empossados o 1º vice-presidente, desembargador Cid José Goulart Junior; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; o 2º vice-presidente, desembargador Júlio Cesar Machado Ferreira de Melo; a 3ª vice-presidente, desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli; e o corregedor-Geral do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho. Na Ouvidoria Geral, o desembargador Osmar Nunes Junior; e na diretoria-executiva da Academia Judicial, o desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch; também assumiram os seus cargos.

A solenidade contou com as presenças do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin; do governador do Estado, Jorginho Mello; do procurador chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Aurélio Gastaldi Buzzi; e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. A presidente da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogada Cláudia Prudêncio; o presidente da Associação Catarinense dos Magistrados (AMC), juiz Marcelo Pizolati; entre outras autoridades, também marcaram presença.

O presidente empossado, desembargador Francisco Oliveira Neto, ingressou no Judiciário catarinense como estagiário, foi servidor concursado, juiz de Direito, desembargador e, agora, assumiu o cargo de presidente do TJSC. “Apresentamos um plano de gestão para o próximo biênio propondo a construção de um Poder Judiciário cada vez mais participativo, eficiente e inovador. Nossas propostas objetivam garantir que o Poder Judiciário desempenhe sua missão de maneira exemplar, preparado para enfrentar os desafios presentes e futuros, além de atender às necessidades da comunidade catarinense”, anotou o novo dirigente máximo do TJSC.

Despedida

No discurso de despedida da Presidência, o desembargador Altamiro de Oliveira enalteceu o desembargador João Henrique Blasi, que com a incrível habilidade de construir consensos, renunciou à presidência, três meses antes do término. O ex-presidente destacou que o seu antecessor foi um humanista, adepto do diálogo e do respeito às diferenças, que aliou paciência e determinação, jogo de cintura e firmeza e, por isso, fez uma gestão que entrou para a história do Judiciário.

“Entre outras ações, nestes três meses, instalamos na comarca de Rio do Sul a primeira Vara Regional de Garantias do Brasil. Em Palhoça, instalamos a 3ª Vara Cível e, em Jaraguá do Sul, a Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais. Ampliamos a inclusão digital e instituímos a política de educação e cultura em segurança cibernética. Inauguramos o Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau, aderimos ao programa Trabalho Seguro e lançamos um robô dotado de inteligência artificial. Por meio do Projeto PJSC+Social, repassamos R$ 2,2 milhões para 57 entidades sociais. Demos posse a cinco juízes de Direito de 2º Grau e a 62 servidores. Sei que este trabalho terá continuidade”, concluiu o desembargador Altamiro.

O Judiciário catarinense tem uma estrutura pessoal que chega a mais de 12 mil homens e mulheres, um acervo de cerca de três milhões de processos, com uma entrada anual de cerca de um milhão de novas ações. O comprometimento de magistrados e magistradas, além dos servidores e servidoras, garantiu ao TJSC o selo ouro do Prêmio de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. A cada hora, 287 processos são julgados pela Justiça catarinense.

Corregedoria-Geral da JustiçaA corregedora-Geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato, transmitiu o cargo ao novo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli. A magistrada lembrou que não foram poucos e nem pequenos os desafios encontrados. “Iniciamos um mandato no final da pandemia. Promovemos o retorno dos magistrados aos fóruns e a regulamentação do home-office. Dispensamos atenção especial às unidades da Infância e Juventude atingidas pelos nefastos efeitos pandêmicos. Assim, promovemos audiências concentradas em abrigos. Implementamos a Ceja (Comissão Especial Judiciária de Adoção), com a lotação de servidoras capacitadas e com a criação do regimento interno para adoções internacionais e, por isso, conquistamos a pontuação máxima no Prêmio de Qualidade do CNJ pela primeira vez”, lembrou a desembargadora Denise Volpato.

Já o corregedor-geral da Justiça empossado destacou a necessidade de manter os índices de produtividade superlativos. “A pretensão da gestão a mim reservada é de prosperidade administrativa, com os olhos voltados à inovação, à criatividade e à conectividade. Vivemos momentos de frequentes mutações e o Poder Judiciário tem o compromissivo de estar acompanhando o dinamismo da sociedade, afastando-se do modelo anacrônico de dias passados. Afinado com seus anseios mais caros e o ideário de soerguimento de uma sociedade mais livre, mais fraterna e mais solidária, para com o fim que essa mesma sociedade seja mais justa e equânime”, afirmou o corregedor-geral da Justiça.

Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial Por fim, o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Rubens Schulz, transmitiu ao cargo no novo corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Artur Jenichen Filho. “Santa Catarina é o único Estado Brasileiro que possui uma Corregedoria do Foro Extrajudicial desvinculada da Corregedoria-Geral da Justiça. De forma harmônica e colaborativa, encaminhamos projetos e programas para a qualificação das serventias, como por exemplo, o Renda Mínima e a Escola de Escreventes”, ressaltou o desembargador Rubens Schulz.

O corregedor-geral do Foro Extrajudicial empossado, desembargador Artur Jenichen Filho, destacou o início de um novo ciclo de ideias, após uma gestão vitoriosa. “A excelência do Judiciário catarinense não é simples adjetivação. Fomos agraciados com o selo Ouro do Prêmio de Qualidade do CNJ, em razão da gestão e da eficiência, em 2023. Isso é fruto do trabalho realizado pelas últimas administrações do Tribunal. Agora, precisamos ser vanguardistas sem esquecer do passado e, assim, estaremos atentos as melhores práticas. Iniciaremos a tarefa de olhar o contemporâneo para desenvolver e potencializar as serventias extrajudiciais para auxiliar no desenvolvimento humano e econômico do Estado”, concluiu.

Diretoria do TJSC para o biênio 2024/2026

Presidente: desembargador Francisco Oliveira Neto;1º Vice-presidente: desembargador Cid José Goulart Junior; Corregedor-Geral da Justiça: desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli;2º Vice-presidente: desembargador Júlio Cesar Machado Ferreira de Melo;3ª Vice-presidente: desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli;Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial: desembargador Artur Jenichen Filho;Ouvidor Geral: desembargador Osmar Nunes Junior;Diretor-Executivo da Academia Judicial: desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch.

Confira a transmissão da posse no canal do TJSC, no Youtube.

Imagens: Divulgação, TJSC

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI

Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)

 

 

Jornalista Fernanda de Maman
(48) 98828-6120

Núcleo de Comunicação Institucional
Comarca de Criciúma

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas