A equipe que trabalhou no projeto será responsável pela palestra, composta pela diretora do Museu, o conservador e restaurador Idemar Ghizzo, e pela auxiliar de conservação, Rosani Hobold Duarte
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel promoverá nesta quinta-feira, dia 26, a palestra “Preservação de Acervos Documentais: os mapas e cadernetas da antiga Colônia Grão-Pará”. O evento está agendado para as 19h, no Salão da Capela do Museu. A palestra é uma contrapartida ao projeto “Entre mapas e cadernetas de campo”, aprovado no edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023.
Conforme a diretora do Museu ao Ar Livre e coordenadora do projeto, Valdirene Böger Dorigon, a palestra será um detalhamento do conteúdo e da importância dos documentos. Após a palestra, será realizada uma visita ao Centro de Documentação Plinio Benício (CEDOHI) e uma apresentação dos documentos que passaram pelo processo de preservação e restauração.
De acordo com Valdirene, pessoas de todos os municípios podem participar. “Interessados, tanto de municípios que pertenceram à colônia quanto de outras regiões, também podem e devem participar. Aqui, elas vão conhecer o trabalho realizado e o vasto acervo documental existente sobre a colonização do Dote da Princesa Isabel”, destaca Valdirene Böger Dorigon.
O projeto
Foram ao todo 75 mapas e 25 cadernetas de campo, datados de meados do século 19, da formação da Colônia Grão-Pará, que passaram pelo processo de preservação. A área correspondente à Colônia abrange, atualmente, 10 municípios da região sul do estado de Santa Catarina.
O projeto “Entre mapas e cadernetas de campo: história, preservação e difusão de acervos históricos do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel” foi aprovado no edital do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2023 e realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.