A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis anunciou nesta quarta-feira (3) a suspensão do uso da beclometasona 250 mcg do laboratório Glenmark na rede municipal de saúde. A decisão foi tomada de forma preventiva após o registro de relatos de efeitos adversos incomuns em alguns pacientes que utilizam o medicamento no tratamento de asma e rinite por meio de inalação.
A medida vale exclusivamente para a dosagem de 250 mcg fabricada pelo laboratório Glenmark. A versão de 50 mcg do mesmo laboratório não apresentou problemas e segue liberada para uso normal nas unidades de saúde da Capital.
Com a suspensão, a Secretaria solicitou a devolução imediata de todas as unidades do medicamento aos centros de saúde para que seja feito o descarte adequado do produto. A medida permanece em vigor enquanto o município aguarda o posicionamento oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os casos registrados.
A decisão foi tomada em conjunto entre a Assistência Farmacêutica e o Núcleo de Segurança e Cuidado da Secretaria Municipal de Saúde, setor responsável por monitorar as ações clínicas relacionadas à segurança dos pacientes na rede pública.
Os usuários que retiraram a beclometasona 250 mcg da marca Glenmark a partir do final do mês de outubro passarão a ser contatados diretamente pelo serviço Alô Saúde, que fará a orientação individual de cada paciente. Além disso, quem tiver dúvidas também pode buscar atendimento pelo telefone 0800 333 3233.
A Secretaria orienta ainda que os pacientes procurem suas equipes de Atenção Primária para atualizar a receita médica. O tratamento poderá continuar normalmente com o mesmo medicamento, porém de outro laboratório, disponível por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil.
A apuração do portal Agora Floripa segue acompanhando os desdobramentos do caso e eventuais orientações adicionais por parte da Anvisa e da Secretaria Municipal de Saúde.
Pauta | Agora Floripa.





















