Atleta da região representará Brasil em mundial

Luciane Zappelini, de 51 anos, faz parte da equipe de canoa havaiana Kayla

Uma atleta natural de Gravatal vai representar o Brasil em uma competição mundial, aos 51 anos de idade. Luciane Zappelini Daufenbach faz parte da equipe de canoa havaiana Kayla, que concorre na categoria Master 50.

Ela e as colegas foram convocadas pela Confederação Brasileira da modalidade para participar do Campeonato Mundial de Canoa Havaiana de Sprint (Velocidade), que será realizado entre os dias 13 e 24 de agosto em Hilo, no Havaí.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vaga na competição veio após o bom resultado da equipe no Campeonato Brasileiro de Velocidade, nas provas de 500 metros e 1000 metros. Agora, Luciane e as colegas iniciam as preparações para seguir nas competições nacionais e locais, enquanto aguardam a chegada do evento mundial.

“Nossa equipe feminina levará o nome do Brasil a uma prova mundial, semelhante às Olimpíadas, mas na modalidade de canoagem. A longa embarcação, de quase 200 kg, não vai nos intimidar nas águas havaianas”, conta Luciane.

Ela explica que sempre esteve envolvida em atividades esportivas, inspirada pelos irmãos Ricardo e Renato, e desde 2022 iniciou na canoa havaiana. “Tudo começou como hobby, por curiosidade em testar um novo esporte, mas também em busca de maior interação com a natureza e qualidade de vida, principalmente depois de tudo que passamos com a pandemia. Logo em seguida, juntamente com outras colegas remadoras, formamos uma equipe estreante chamada “Moama”. Ao fazer 50 anos, fui convidada a integrar a equipe Kayla”, diz.

Luciane divide os treinos pesados com a rotina como esposa e mãe de dois filhos. Além disso, ela é epidemiologista na área de Saúde do Trabalhador e Gestão, vinculada ao Ministério da Defesa e Presidência da República, em Brasília, onde vive atualmente. “Moro em Brasília, mas minha família toda mora aqui na região de Tubarão. Venho regularmente visitá-los. Eles me apoiam muito e sei que me admiram por, aos 50 anos, ser uma atleta feminina que vai representar nosso país em um campeonato mundial”, ressalta.

Força e dedicação   

“O remo é um esporte que exige muita técnica, força e dedicação. Nossos treinos na canoa havaiana são realizados praticamente todos os dias. Além disso, fora da canoa, precisamos nos preparar fisicamente para a prática de atividade física de alta intensidade”, explica a atleta catarinense.

Esporte de aventura

A canoagem havaiana é um esporte de aventura praticado na água por meio da propulsão a remo. Os remadores se dispõem dentro de uma canoa estreita e longa, impulsionando-a para se locomover na água. A canoa é de fibra de vidro e com 14 metros de comprimento e 50 centímetros de largura. O modelo mais comum comporta seis remadores e cada um deles tem uma função.

Fonte: DS

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas