Para muitas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o acesso à leitura é limitado. Sem livros novos na instituição que as acolhem, acabam privados do principal motor do crescimento humano: o conhecimento e a imaginação. Buscando contribuir para a mudança dessa realidade e democratizar o acesso à leitura, a OAB Subseção Criciúma, por meio da Comissão do Direito da Criança e do Adolescente, lança a campanha “Páginas de Futuro” nessa segunda-feira (6), destinada à arrecadação de livros para crianças e adolescentes institucionalizados.
Segundo a presidente da Comissão do Direito da Criança e do Adolescente da OAB Subseção Criciúma, Gláucia Borges, a campanha é um convite para que a sociedade se torne agente de transformação e ajude a impactar vidas de forma positiva. “Ao doar um livro, você ajuda a escrever a primeira página do futuro de alguém, além de oferecer o acesso a um mundo de possibilidades: combate à desigualdade social, refúgio e esperança para os jovens e oportunidade de aprendizado”, declara.
Serão aceitos livros novos e usados de todos os gêneros literários, atrativos para crianças de 6 a 11 anos e adolescentes de 12 a 18 anos, desde que não tenham restrição de idade para leitura. A iniciativa beneficiará jovens atendidos por entidades beneficentes sem fins lucrativos, abrigos e o Centro de Atendimento Socioeducativo de Criciúma.
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto, a instituição tem papel fundamental na formação de uma sociedade mais justa e igualitária e, por meio desta campanha, reafirma seu compromisso social.
“A leitura estimula a imaginação, fomenta o conhecimento, aprimora a escrita e o vocabulário e desenvolve o raciocínio crítico, ou seja, é uma fonte de lazer e aprendizado contínuo muito importante para o desenvolvimento humano. Convidamos a sociedade a participar dessa iniciativa e contribuir de alguma forma para que esses jovens superem a situação desafiadora pela qual estão passando por meio do acesso ao lazer e ao conhecimento”, destaca.
Arrecadações até novembro
A campanha segue até o dia 30 de novembro e os livros serão entregues para as instituições no início de dezembro. O público pode fazer sua doação diretamente na sede da OAB Subseção Criciúma ou nos pontos de coletas das instituições parceiras.
“Cada livro doado é uma nova janela para o mundo. Olhe para a sua estante, escolha aqueles livros que te fizeram viajar e dê a eles uma nova missão. Doe livros infantis, juvenis, de contos, de história, de ciências, de literatura: qualquer um que possa acender uma faísca de curiosidade. Seja um elo nessa corrente”, completa Gláucia.
Pontos de arrecadação
Entre os pontos de arrecadação da campanha de doação de livros para crianças e adolescentes, estão:
- OAB Subseção Criciúma: R. Martinho Lutero, 20 – Pinheirinho, Criciúma – SC, 88804-470
- Fórum da Comarca de Criciúma: Av. Santos Dumont, 1868-1994 – São Luís, Criciúma – SC, 88803-200)
- UNESC: Av. Universitária, 1105 – Universitário, Criciúma – SC, 88806-000
- UNISUL: Av. Gabriel Zanette – Ceará, Criciúma – SC, 88802-610
- ESUCRI: R. Gonçalves Lêdo, 185 – Centro, Criciúma – SC, 88802-120
- Prefeitura de Criciúma: R. Domênico Sônego, 542 – Santa Barbara, Criciúma – SC, 88804-050
- Colégio Marista: Rua Antônio de Lucca, 334 – Pio Corrêa, Criciúma – SC, 88811-503
- Giassi Santa Bárbara: R. Henrique Lage, 1251 – Santa Barbara, Criciúma – SC, 88804-010
- Censupeg: R. Santa Bárbara, 15 – Santa Barbara, Criciúma – SC, 88804-280
Sobre a OAB Subseção Criciúma
A OAB Subseção Criciúma é uma instituição com mais de 45 anos de história, dedicada à defesa da advocacia e à promoção da justiça. Fundada em 1977, cresceu com a missão de preservar a ética, a lei e os direitos de todos os cidadãos. Por meio de comissões temáticas, eventos e parcerias, atua de forma ativa e acolhedora na sociedade, fortalecendo a advocacia e promovendo o bem-estar social.
Texto: Shaiane Corrêa