Depois da Itália e da Argentina, em anos anteriores, agora foi a vez do queijo brasileiro vencer o concurso dos melhores mundo.
Pela primeira vez, o queijo “Pedra do Segredo”, produzido em Alagoa, no Sul de Minas, conquistou o prêmio Super Ouro na 5ª edição da ExpoQueijo Brasil, realizado no último fim de semana em Araxá (MG).
Considerado um dos maiores concursos de queijos do mundo, o evento reuniu mil queijos de 17 países, incluindo representantes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal.
O queijo vencedor
O Pedra de Segredo concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação, e conseguiu a maior pontuação entre as amostras inscritas.
Com massa consistente, cor amarelada e centro cremoso, o queijo apresenta cristais de tirosina, que é um sinal de maturação avançada, formado naturalmente durante a decomposição das proteínas em aminoácidos.
“Os nossos queijos são maturados em temperatura ambiente. A gente não tem a câmera de resfriamento, com controle de temperatura e umidade. Então, nosso controle é a nossa natureza. É um queijo 100 % artesanal, até mesmo na cura”, disse Tatiany Barros Siqueira, da família dos produtores, ao g1.
Participou pela segunda vez
Essa foi a segunda participação da queijaria na ExpoQueijo e todos ficaram impressionados.
O queijo artesanal brasileiro conseguiu superar concorrentes da Europa e da América Latina. Tatiany comemorou:
“É muito grandioso, né? É um prêmio que acho que levou para a Alagoa um reconhecimento muito grande, depois de duas vezes, italianos e argentinos, e agora trazer esse prêmio para o Brasil, para Minas Gerais e para uma cidadezinha tão pequenininha que é Alagoa, eu acho que é, assim, grandioso demais”, afirmou.
Só Notícia Boa