Tombado como patrimônio nacional, o Centro Histórico de Laguna será pano de fundo para um seminário organizado para o início de dezembro com intenção de promover um intercâmbio de vivências pedágogicas.
O encontro contará com mesas redondas sobre patrimônio cultural e compartilhamento de processos de ensino-aprendizagem relacionados com referências culturais, realizados por educadores de Laguna e Florianópolis, além de rodas de conversa.
O evento é gratuito e aberto para a população. A realização será na sede do Escritório Técnico do Iphan em Laguna, na travessa 15 de Novembro, no Centro, de 7 a 8 de dezembro, das 14h às 18h.
Programação
7/dez, das 14h às 18h
- Mesa: Patrimônio Cultural em Santa Catarina – Parte 1
- A (mar) que nos atravessa e é atravessado por nós (Professora Hellen Martins Rios, da Escola do Mar e Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis)
- Educação Patrimonial no Iphan em Laguna (Ana Paula Cittadin, chefe Etec Laguna Iphan-SC)
- Patrimônio imaterial e bens em processo de registro: Saberes e fazeres Engenhos de Farinha e Pesca artesanal colaborativa entre humanos e botos (Regina Helena Santiago – Superintendente Iphan-SC)
- Mesa: Educação Patrimonial no chão da escola: Planos de aulas inspiradores – Parte 1
- Capacitismo e segregação: análise da segregação e da inclusão de deficientes na cidade de Laguna (Professor Daniel Savedra e Professora Camila Reis, da escola Almirante Lamego)
- A invisibilidade do povo negro na construção do patrimônio cultural e histórico da ilha (Professora Liane Cabola, da escola Lupércio Belarmino da Silva, em Florianópolis)
- Sensibilizando para o cuidado e conservação dos sambaquis do Cabo de Santa Marta (Professora. Aline Lima e Profa. Joice Costa, da escola Santa Marta)
- Alimentação e relações com espaço e cultura (Professora. Graciele Bijega e Profa. Ana Paula do Nascimento, do NEIM Campeche, em Florianópolis)
- Educação Patrimonial, Presença e Memória Negra em Laguna (Professora Juliana Regazoli, da escola Almirante Lamego)
- Roda de conversa
8/dez, das 14h às 18h
- Mesa: Patrimônio Cultural em Santa Catarina – Parte 2
- Patrimônio arqueológico: O passado no presente de processos educativos (Isabela Muller, arqueóloga Iphan-SC)
- Cidade documento: Laguna (Mª Matilde Villegas J., arquiteta e urbanista egressa mestrado PEP/Iphan)
- Patrimônio Cultural em Laguna (Liliane Monfardini, arquiteta e urbanista Etec Laguna Iphan-SC)
- Educação patrimonial: o que é? o que não é? onde buscar informações para uso em sala de aula? (Carla Cruz, educadora Iphan/SC)
- Mesa: Educação Patrimonial no chão da escola: Planos de aulas inspiradores – Parte 2
- Vivências na Educação Infantil acerca dos patrimônios culturais: Possibilidades e Desafios (Professora Maika Kinas, do NEIM Maria Salomé dos Santos, de Florianópolis)
- Educação ambiental e patrimonial no bairro Praia da Armação e Ilha do Campeche (Professora Larissa Andrade, da escola Dilma Lucia Dos Santos, de Florianópolis)
- Patrimônio Cultural: viagem geocultural pela diversidade dos Brasis + Sambaquis gamificação e História em Quadrinhos: passado e presente dos povos originários. (Professor Tiego Rebello, da escola Saul Ulysséa, de Laguna)
- Caminhar, escutar, observar: Uma experiência de educação patrimonial no Sul da Ilha (Professoras Mariana Cardozo e Adriana Maia, da escola Batista Pereira, de Florianópolis)
- Processos educativos para a valorização do patrimônio arqueológico catarinense (Professora Bruna Zamparetti e professor Geovan Guimarães, da Unisul Tubarão e Florianópolis
- Roda de conversa
Fonte: Agora Laguna