Vinho Goethe da região encanta visitantes na Connection Experience, em Gramado

A uva americana foi trazida para Santa Catarina em 1890 por Giuseppe Caruso Mac Donald, regente do consulado italiano com forte ligação com a vitivinicultura

Durante três dias a famosa Rua Coberta, em Gramado, se transformou na Alameda Terroir, apresentando 51 produtos com Indicação de Procedência (IP) ou Denominação de Origem (DO) de várias regiões do Brasil. Entre eles, os vinhos dos Vales da Uva Goethe, a Primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina. “O Connection celebra as Indicações Geográficas (IGs) e valoriza as micro e pequenas, e os Vales Da Uva Goethe, sendo a primeira IG de Santa Catarina é referência e representa muito bem o nosso Estado”, disse o Presidente do CDE do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho.

No espaço montado pelo Sebrae Nacional, e Sebrae Santa Catarina, foram expostos vinhos e outras bebidas com Indicação de Procedência (IP) de Santa Catarina e do Paraná. O vinho típico, único e raro, produzido no Sul de Santa Catarina, chamou a atenção das centenas de pessoas que visitaram o estande da Associação dos Produtores de Uva e Vinho Goethe (Progoethe). “Foi muito interessante esse contato com vocês, e achei muito inusitada essa proposta de uma uva, que é considerado uma uva mais simples, mas que vocês aqui dentro dessa região conseguiram um produto de excelente qualidade, e quebraram um paradigma muito grande”, Gustavo Jota, empreendedor.

A variedade recebeu o nome do escritor e filósofo alemão, Johann Wolfgang von Goethe, e se adaptou muito bem às condições de solo e clima da região. Atualmente, são 55 hectares cultivados, com seis vinícolas associadas à Progoethe, Associação dos Produtores da uva e do vinho Goethe, produzindo vinhos tranquilos, frisantes e espumantes Goethe.

Diversidade de produtos, sabores e histórias

Em cada canto do Brasil, a riqueza dos nossos terroirs se reflete em produtos excepcionais que encantaram o paladar dos visitantes. No Connection Terroirs do Brasil, o público pode descobrir e saborear o melhor que nossas regiões têm a oferecer. “São produtos com tradição, originalidade, qualidade e importantes para a região do qual pertencem. O selo de Indicação de Procedência é uma forma de valorizar o produto, e os produtores, além de impulsionar o turismo e a economia”, destacou a Campeã Masterchef 4, Michele Crispim. A nossa Uva Goethe surpreendeu a chef e influenciadora com aromas, sabores e história únicos. “Provei e amei”, disse ao degustar uma taça de espumante.

Texto: Janine Limas

Últimas notícias

Atlético Tubarão tem novidades

O Tubarão segue se preparando para a temporada 2025....

Tubarão dá início à limpeza de rios e córregos

Iniciaram nesta semana em Tubarão os trabalhos de limpeza nos rios...

Catarina pode ter La Niña de fraca intensidade entre fevereiro e abril

Meteorologistas da Epagri/Ciram e da Secretaria de Estado da...

Mais de 7,6 toneladas de drogas são apreendidas nas rodovias estaduais em 2024

O Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), da Polícia...

Laje da Jagua deve sediar mundial este ano

A famosa Laje da Jagua segue na expectativa para...

Notícias Relacionadas