Vereadores de Forquilhinha solicitam informações sobre a manutenção da barragem do Rio São Bento

A barragem é considerada o maior reservatório de água da região sul de Santa Catarina

Um requerimento apresentado na Câmara de Forquilhinha solicita mais informações sobre os procedimentos adotados para fiscalização e manutenção da barragem do Rio São Bento. O documento aprovado pelos vereadores na segunda-feira, dia 3, será encaminhado ao Governo do Estado, por meio da diretoria de Recursos Hídricos e Saneamento.

Conforme o vereador João Paulo Mariot (PP), autor do requerimento, o colapso de algumas barragens no Rio Grande do Sul com as fortes chuvas do último mês, também trouxe insegurança aos moradores que vivem nas proximidades da barragem no sul de Santa Catarina. “O governo deve informar como são feitas essas vistorias para os moradores ficarem mais sossegados em seus lares”, declara.

“Essa é uma preocupação existente até mesmo antes da tragédia climática que assistimos no Rio Grande do Sul. Também precisamos ter um plano para, caso aconteça algo fora do normal, as comunidades no caminho da barragem saibam o que fazer”, acrescenta o vereador Marcos Rocha Macedo (PDT).

 

O presidente da Câmara de Forquilhinha, Dinho Rampinelli (PL), informou que, em breve, uma audiência pública será realizada para tratar sobre o plano de contingência e prevenção das cheias. Inaugurada em 2006, a barragem do Rio São Bento é considerada o maior reservatório de água da região, com um lago artificial de 450 hectares e capacidade de 58 bilhões de litros de água.

Mais destaques da Sessão

Retorno

O vereador Érico D’ Amorim (PSD) retornou à Câmara de Forquilhinha, após comandar a Secretaria Municipal de Agricultura por mais de 3 anos.

Projetos aprovados

PE nº 30/2024 – Altera a redação da Lei nº 2.623, de 2 de agosto de 2022, a Lei nº 2065, de 18 de fevereiro de 2015 e a Lei de 1796, de 04 de abril de 2012, e dá outras providências.

PE nº 34/2024 – Altera dispositivos das Leis n° 2.526/2021, n° 2.724/2023 e nº 2.755/2023, que dispõem sobre o Plano Plurianual PPA 2022/2025, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO – 2024, Lei Orçamentária – LOA 2024, respectivamente, e dá outras providências.

PE nº 35/2024 – Autoriza o Poder Executivo a firmar acordo de cooperação com a Polícia Civil e Militar do Estado de Santa Catarina e dá outras providências.

Requerimento

16/2024 – Ofício ao chefe do Poder Executivo Municipal de Criciúma, Exmo. Sr. Clésio Salvaro, solicitando a revitalização da pavimentação asfáltica, bem como a construção de calçadas e ciclovias nas laterais da Rua Lucas Peruchi, que liga o bairro Santa Cruz ao bairro São Defende, limite entre os municípios de Forquilhinha e Criciúma.

Autoria: Marilda Casagrande (PP), Dinho Rampinelli (PL), Felipe Dordete (PP) e Marcos Rocha Macedo (PDT).

Indicações

64/2024 – Pavimentação asfáltica na Rua Miguel Gerônimo, no Bairro Vila Lourdes. (Marilda Casagrande – PP)

65/2024 – Instalação de duas lombadas físicas na Rua Joséf Eyng, no Bairro Santa Clara. (Célio Elias – PT)

 

 

Filipe Casagrande

Assessoria de Imprensa

Câmara de Forquilhinha

Últimas notícias

Campanha busca fortalecer setor de exportação

A campanha tem dois eixo A ApexBrasil lançou uma campanha...

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa" Os avanços...

Farol de Santa Marta terá tour guiado com acesso ao topo de 17 a 23 de junho

Dos dias 17 a 23 de junho, das 9h...

Prazo para alistamento acaba em 15 dias

empo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é...

Drogas são apreendidas em barreira policial no Farol de Santa Marta

A ação foi realizada durante barreira policial montada na...

Notícias Relacionadas