Uma volta ao passado: Criciúma contará com novos passeios de Maria Fumaça

O Expresso Belluno movimentará, novamente, os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC)

Após o sucesso de viagens de trem entre Criciúma e cidades da região carbonífera, a Administração Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão, colocou à disposição dos cidadãos mais viagens no calendário de passeios com a tradicional Maria Fumaça. Os novos passeios acontecerão nos dias 12 de maio (Dia das Mães) e 20 de julho, entre Criciúma e Siderópolis, e 21 de julho, entre Criciúma e Urussanga.

Segundo o diretor de Cultura da FCC, Ismail Ahmad, os destinos são escolhidos devido a sua relevância cultural e histórica para o desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina. “Em função da demanda, os passeios que realizamos saem lotados. É uma forma de os moradores resgatarem o passado e vivenciarem uma experiência única”, comentou. Com capacidade para transportar até 250 passageiros, o Expresso Belluno realizou sua última viagem no dia 20 de abril, entre Criciúma e Siderópolis.

“No último passeio do Expresso Belluno, algumas pessoas não conseguiram adquirir os bilhetes a tempo e os lugares esgotaram de forma rápida. Por isso, colocamos novas datas à disposição dos interessados”, afirmou o coordenador de Passeios de Trem do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino.

Programação dos passeios

No Dia das Mães, o passeio de Maria Fumaça, entre Criciúma e Siderópolis, acontecerá às 9h e às 14h, com duração de aproximadamente 2h30. No dia 20 de julho, o trem sairá de Criciúma rumo a Siderópolis e contará com apresentações de sanfoneiros e um café colonial no Aguaí Santuário Ecológico. Já no dia 21 de julho, o passeio de trem será entre Criciúma e Urussanga, e beneficiará os passageiros com um almoço típico italiano.

“Durante os passeios, os passageiros podem observar vários contrastes, plantações, sítios e comunidades. Eles podem ver de perto como funciona uma ferrovia”, contou Vitorino. O coordenador revela, ainda, que a passagem pelos 400 metros do Túnel Ferroviário, em Siderópolis, encanta os aventureiros.

Os interessados podem adquirir os ingressos, conferir as tarifas e os roteiros no site museuferroviariotubarao.com.br, ou pelo WhatsApp da bilheteria do Museu Ferroviário de Tubarão, pelo telefone (48) 98868-1414, do WhatsApp do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Criciúma, pelo telefone (48) 99637-8695.

Passeio de locomotiva no Parque das Nações

No Parque das Nações, a “Terezinha 01” está à disposição para um breve passeio. A locomotiva construída pelo Museu Ferroviário de Tubarão, em parceria entre o Governo de Criciúma e a FTC, é uma réplica do modelo alemão da década de 1920. Já a estação é uma reprodução da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1919. O passeio no parque é gratuito e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

Museu Ferroviário de Tubarão

O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV). O museu foi criado em 1997 e possui um acervo com mais de 40 mil itens subdivididos em diferentes coleções: artes visuais, coleção histórica, documental, bibliográfica, fotográfica, maquinário, memória do trabalho ferroviário, etc. A coleção mais famosa do local é a de material rodante, composta por 22 locomotivas a vapor, uma de zeu elétrica, 10 carros de passageiros, duas litorinas, além de outros modelos de vagões. A coleção de locomotivas a vapor é composta por diferentes modelos, períodos e nacionalidades, sendo a mais relevante do Brasil e da América Latina.

Fonte: Sul Notícias

Últimas notícias

Prefeitura de São Joaquim adota medidas preventivas para garantir transporte de Saúde em meio a chuvas intensas

Devido às chuvas constantes que têm assolado a região,...

Semana do MEI acontece em Criciúma

Palestra de abertura será na segunda-feira (20), às 19h,...

Ferido, gato maracajá recebe atendimento após ser encontrado em galinheiro de Jaguaruna

Um gato-maracajá ferido recebeu atendimento na última sexta-feira, dia...

Lotérica Orleans informa: Mega acumula e sorteia R$ 37 milhões para amanhã terça-feira

Lotérica Orleans informa que nenhuma aposta acertou as seis...

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de azeites

A Polícia Civil fechou uma fábrica clandestina de produção...

Notícias Relacionadas