O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) inaugurou nesta terça-feira, 13 de maio, o novo Fórum da Comarca de Imbituba, em cerimônia que reuniu autoridades do Judiciário, do Ministério Público, da advocacia e do poder público local. A nova sede, localizada na rua Ernani Cotrim, no Centro da cidade, e o prédio que será construído em Sombrio, representam um avanço significativo na infraestrutura judiciária da região Sul.
Com mais de 6,2 mil metros quadrados de área construída, o novo edifício foi projetado para abrigar cinco varas judiciais, além de espaços exclusivos para o MP e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A estrutura moderna oferece acessibilidade total, segurança e conforto para magistrados, servidores, advogados e cidadãos.
Durante o evento, o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, destacou o compromisso da instituição com a modernização e a eficiência dos serviços prestados à população. Para o magistrado, o novo fórum é um investimento na cidadania e na qualidade da Justiça. “Queremos ser uma presença qualificada nos municípios. Queremos que as pessoas olhem para os fóruns e possam buscar segurança, paz social e realização do direito em um ambiente acolhedor”, afirmou.
O presidente fez um reconhecimento público àqueles que mantém a engrenagem da justiça em todas as partes do Estado nas 112 comarcas e nos mais de 130 edifícios que representam 350 mil metros de área construída. São cerca de 12 mil pessoas em atuação nestes locais. Em nome deles, o desembargador agradeceu o trabalho do diretor-geral Administrativo do TJSC, Alexsandro Postali, do diretor de Engenharia e Arquitetura, Everton William Tischer, e da técnica judiciária Cláudia Martins. “Existem inúmeras outras pessoas para homenagear, mas faço esta homenagem a todos eles na pessoa desses três, que trabalham em conjunto e de forma a tornar isso real”.
Em seu discurso, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público, Andrey Cunha Amorim, disse que teve o privilégio de participar do evento na unidade onde já atuou como promotor. “Hoje, testemunhamos a inauguração de um prédio condizente com a realidade da comarca”, frisou.
O diretor do foro da Comarca de Imbituba, juiz Welton Rubenich, celebrou a entrega da nova sede, que, segundo o magistrado, trata-se de uma conquista que veio após longa luta. “Eu noto alegria, satisfação e verdadeiro entusiasmo em todas as excelentes 115 pessoas que aqui trabalham e têm o fórum como seu segundo lar. Lar que, não o maior, mas, com certeza, o melhor e mais moderno da região sul de Santa Catarina”, afirmou.
O prefeito Michell Nunes resumiu o ato como marcante. “Quem conhece a história desta construção sabe o quanto foi difícil chegarmos até aqui. Uma história longa. Hoje, a gente entra nesse prédio novo, com estrutura moderna, o que nos dá uma felicidade muito grande, não só para vocês do Judiciário, mas para todos os cidadãos da nossa cidade. Todos teremos uma ferramenta tão importante”, disse. O terreno do antigo fórum havia sido doado pelo Município e, a partir de agora, a estrutura retorna para a municipalidade e abrigará a Secretaria de Saúde.
A cerimônia também marcou a inauguração da nova sede do Ministério Público de Santa Catarina em Imbituba, localizada no terceiro pavimento do prédio. O promotor de justiça Fernando Guilherme de Brito Ramos disse que este é um marco importante para a cidade de Imbituba. “A inauguração das novas instalações representa um avanço notável na estrutura, tanto do Poder Judiciário quanto do Ministério Público de Santa Catarina, refletindo o compromisso contínuo das duas instituições com a excelência no atendimento à população de Imbituba e a busca constante na realização da Justiça”.
“Há muito esperávamos por esse dia, pela realização desse sonho comum, o que trará grande energia para os trabalhos da comarca com a dignidade que nós merecemos, seja de um ou de outro lado do balcão”, disse a presidente da OAB Subseção de Imbituba, Karina Martins Avila. A advogada ainda desejou sucesso aos envolvidos. “O Poder Judiciário de Santa Catarina está de parabéns por esse grandioso e excelente projeto para a nossa comarca de Imbituba. Estamos muito gratos”, concluiu.
Durante o evento, houve a assinatura da ordem de serviço para a construção do novo fórum da comarca de Sombrio. O diretor do foro, juiz Renato Della Giustina, e a prefeita Gislaine Dias Cunha oficializaram o ato.
Prestigiaram a solenidade o corregedor-geral de justiça, desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli; presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Janiara Maldaner Corbetta; juiz coordenador da Coordenadoria de Magistrados, Rafael Fleck Arnt; juízes auxiliares da presidência, Maira Salete Meneghetti e Fernando Rodrigo Busarello. Além deles, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Alberto Civinski, magistrados e servidores.
Confira a cobertura fotográfica completa deste evento. https://www.flickr.com/photos/tjsc_oficial/albums/72177720326089956
NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste