Superintendência de Trânsito de Criciúma conscientiza estabelecimentos de tele-entrega sobre escapamento irregular em motocicletas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “descarga livre” ou “escapamento aberto” é uma alteração ilegal no veículo que aumenta a poluição sonora.

A Administração Municipal, por meio da Superintendência de Trânsito de Criciúma, iniciou nesta sexta-feira (24) uma série de ações de conscientização nos estabelecimentos de tele-entrega na região central. O objetivo é orientar os proprietários e motoboys sobre a importância da regularização do escapamento das motocicletas e garantir o cumprimento das normas de segurança de trânsito. Neste sábado (25) e domingo (26), as ações seguirão nos bairros Próspera, Pinheirinho, São Luiz e Quarta Linha.

A condução do automóvel nessas condições é considerada uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23. Segundo o superintendente de trânsito, Edno Dutra, a distribuição de materiais de conscientização sobre as normas de trânsito para as motocicletas se estenderá até fevereiro, em aproximadamente 60 estabelecimentos espalhados pela cidade.

“Nesse primeiro momento, nossa intenção não é notificar, e sim, orientar os proprietários e motoboys, para prevenir esse tipo de irregularidade. Também vamos fiscalizar os coletes de sinalização dos motoboys, as caixas térmicas, antenas de cerol e o escapamento aberto das motos, que causa poluição sonora e perturbação do sossego da população”, explicou Dutra.

Dentre as principais exigências para motocicletas de aplicativo, fiscalizadas por agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) e da Superintendência de Trânsito de Criciúma, estão: proibição de placas de LED no para-brisa dianteiro do veículo para condutores com CNH de categoria B e cumprimento das Leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Demais ações da Superintendência de Trânsito

Neste ano, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), por meio da Superintendência de Trânsito, pretende intensificar as operações de fiscalização nas principais vias de Criciúma, além de conscientizar os motoristas sobre irregularidades e infrações, com o objetivo de trazer mais segurança ao trânsito, prevenindo acidentes e melhorando a mobilidade urbana.

Em fevereiro, o alvo do setor serão motocicletas irregulares e vans escolares, táxis e automóveis utilizados por motoristas de aplicativo que apresentarem irregularidades em relação à licença de tráfego, à vistoria veicular e na própria Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A população pode entrar em contato com a Superintendência de Trânsito pelo número (48) 99951-0469 para esclarecer dúvidas e obter outras informações.

 

Colaboração: Decom PMC

*Prefeitura Municipal de Criciúma | Governo Transparente*

Últimas notícias

Nova lei endurece punições por ofensas à fé cristã em SC

Santa Catarina aprovou uma mudança importante na legislação que...

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta...

Pescador tubaronense se prepara para disputar campeonato nacional de pesca submarina em São Francisco do Sul

O tubaronense Cristiano Furghestti Farias, de 48 anos, está...

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego abertas pelo Sine

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego disponíveis nas...

Criciúma apresenta equipe para a Superliga B de Voleibol Feminino

A partir de dezembro, Criciúma estará novamente no cenário...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas