Superintendência de Trânsito de Criciúma conscientiza estabelecimentos de tele-entrega sobre escapamento irregular em motocicletas

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “descarga livre” ou “escapamento aberto” é uma alteração ilegal no veículo que aumenta a poluição sonora.

A Administração Municipal, por meio da Superintendência de Trânsito de Criciúma, iniciou nesta sexta-feira (24) uma série de ações de conscientização nos estabelecimentos de tele-entrega na região central. O objetivo é orientar os proprietários e motoboys sobre a importância da regularização do escapamento das motocicletas e garantir o cumprimento das normas de segurança de trânsito. Neste sábado (25) e domingo (26), as ações seguirão nos bairros Próspera, Pinheirinho, São Luiz e Quarta Linha.

A condução do automóvel nessas condições é considerada uma infração grave, com multa no valor de R$ 195,23. Segundo o superintendente de trânsito, Edno Dutra, a distribuição de materiais de conscientização sobre as normas de trânsito para as motocicletas se estenderá até fevereiro, em aproximadamente 60 estabelecimentos espalhados pela cidade.

“Nesse primeiro momento, nossa intenção não é notificar, e sim, orientar os proprietários e motoboys, para prevenir esse tipo de irregularidade. Também vamos fiscalizar os coletes de sinalização dos motoboys, as caixas térmicas, antenas de cerol e o escapamento aberto das motos, que causa poluição sonora e perturbação do sossego da população”, explicou Dutra.

Dentre as principais exigências para motocicletas de aplicativo, fiscalizadas por agentes da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) e da Superintendência de Trânsito de Criciúma, estão: proibição de placas de LED no para-brisa dianteiro do veículo para condutores com CNH de categoria B e cumprimento das Leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Demais ações da Superintendência de Trânsito

Neste ano, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), por meio da Superintendência de Trânsito, pretende intensificar as operações de fiscalização nas principais vias de Criciúma, além de conscientizar os motoristas sobre irregularidades e infrações, com o objetivo de trazer mais segurança ao trânsito, prevenindo acidentes e melhorando a mobilidade urbana.

Em fevereiro, o alvo do setor serão motocicletas irregulares e vans escolares, táxis e automóveis utilizados por motoristas de aplicativo que apresentarem irregularidades em relação à licença de tráfego, à vistoria veicular e na própria Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A população pode entrar em contato com a Superintendência de Trânsito pelo número (48) 99951-0469 para esclarecer dúvidas e obter outras informações.

 

Colaboração: Decom PMC

*Prefeitura Municipal de Criciúma | Governo Transparente*

Últimas notícias

CRICIÚMA | Celebrará 100 anos com programação histórica e momentos de emoção

Está chegando a hora e o Governo de Criciúma...

BRAÇO DO NORTE | Aniversário da cidade é marcado por celebrações

A programação de aniversário de Braço do Norte, por seus...

Resgate do café e turismo rural impulsionam Rodeio em SC

O ramo de café na bandeira de Santa Catarina...

Mistério em Armazém: Polícia prende suspeito por desaparecimento com ‘pistas’ de drogas e dívidas

Após semanas de investigação, a Polícia Civil deflagrou nesta...

Notícias Relacionadas