Santa Catarina tem recorde histórico com aumento de 66,8% na chegadas de turistas estrangeiros no primeiro semestre

Estado registrou 526.703 visitantes de outros países de janeiro a junho, contra 315.697 no mesmo período de 2024. Segundo maior aumento percentual entre as unidades da federação

Com entrada recorde de 526.703 turistas do exterior somente no primeiro semestre deste ano, Santa Catarina mostra seu potencial de atrair turistas internacionais. O estado tem o segundo maior aumento percentual na entrada de visitantes de outros países, com crescimento de 66,8% na comparação com os seis primeiros meses de 2024, quando o registro de chegadas foi de 315.697.

Em junho, os destinos catarinenses receberam 15.151 turistas internacionais, 51,52% a mais que no sexto mês de 2024, quando o número de chegadas ficou em 9.999. Os dados são da Embratur com a Polícia Federal e o Ministério do Turismo e estão disponíveis no Portal de Dados da Agência.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou a marca e disse que os resultados são fruto do trabalho da Agência para a promoção internacional do Brasil em conjunto com todo o trade turístico. “Santa Catarina é um estado importantíssimo para o turismo brasileiro. Esse aumento mostra que nós estamos na moda e devemos isso ao fato de que estamos promovendo nosso país com muito mais qualidade. A gente tem inteligência de dados, a gente consegue, hoje, ampliar a malha aérea, que cresceu 18% em 2024 e já cresceu 16% neste ano de 2025. Além disso, a gente já está com um total de 48% acima de visitantes nesses seis meses do que estava no passado”, ressaltou.

“A meta é passar pela primeira vez na história dos 7 milhões porque esse Brasil é um Brasil da diversidade, um Brasil da cultura, um Brasil que não é só sol e praia e essa qualidade de apresentar o Brasil é o trabalho que a Embratur tem feito em todos os mercados mundiais, ampliando a malha aérea e mostrando o quanto o Brasil é um país acolhedor, um país seguro e um país que está pronto pra receber esse turista que quer ser mais feliz aqui”, completou.

Brasil segue crescendo

No primeiro semestre de 2025, o Brasil recebeu 5.332.111 visitantes internacionais. O total superou os resultados de toda a série histórica para o semestre, com um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre.

O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o Brasil poderá ultrapassar, já em 2025, a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.

Apenas no mês de junho, 444.882 estrangeiros desembarcaram no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas) na comparação com junho de 2024.

Fonte da Pauta: Embratur/Sebrae

Últimas notícias

Morre Júlio César Cardoso, uma referência na história da cidade de Lauro Müller

Júlio César Cardoso, faleceu na manhã desta quinta-feira, dia...

Câmara aumenta tempo mínimo para progressão de pena por homicídio – entenda

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (2) por 334...

Governo de SC envia “Pacotaço” a caminho da Alesc

Em reunião na Casa D’Agronômica com os deputados, ficou...

Queijo artesanal brasileiro vence concurso dos melhores do mundo

Depois da Itália e da Argentina, em anos anteriores,...

Primeira insulina semanal, aprovada pela Anvisa, leva qualidade de vida a diabéticos

Notícia boa para diabéticos. A Anvisa aprovou a primeira...

Notícias Relacionadas