Mais de 90 mil castrações devem ser realizadas em SC

Governo do Estado lançou ontem o edital para o programa Pet Levado a Sério

A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (Semae) lançou o edital do Pet Levado a Sério, o maior programa de castração de cães e gatos já realizado no estado — e também no Brasil, segundo o governo estadual.

Durante a abertura do 1º Fórum Catarinense de Combate à Crueldade Animal, o governador Jorginho Mello assinou o decreto que regulamenta o programa, consolidando o compromisso do governo com o bem-estar animal e a saúde pública.

“Vamos investir mais de R$ 18 milhões pelo programa em parceria com os municípios de Santa Catarina. Castração é cuidado, é proteção e também é política pública de segurança e saúde. O Pet Levado a Sério marca uma nova fase da causa animal em Santa Catarina”, destacou o governador Jorginho Mello.

A iniciativa contempla municípios com até 100 mil habitantes, que terão 60 dias para realizar a inscrição no site oficial da Semae. Após a inscrição, será firmado um convênio simplificado com o governo do estado para viabilizar a execução local do programa.

Estão previstas 90 mil castrações, 281 municípios beneficiados e R$ 18 milhões em investimentos. “Mais do que um repasse financeiro, o Pet Levado a Sério oferece capacitação técnica para os gestores municipais, com foco em planejamento estratégico para o controle populacional eficaz de cães e gatos por meio da castração. O objetivo é garantir que os recursos sejam utilizados com responsabilidade, gerando resultados concretos: menos abandono, menos maus-tratos e mais saúde para os animais e a população”, diz o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein.

Essencial   

“A castração é uma ferramenta essencial para reduzir a superpopulação de animais e diminuir o abandono. Além dos benefícios à saúde dos pets, o programa também traz ganhos à saúde pública, ao reduzir riscos de zoonoses e outras consequências da presença descontrolada de animais em vias públicas”, destaca o secretário.

Últimas notícias

Violência contra médicos sobe 68% em dez anos, aponta estudo

Casos de violência contra médicos aumentaram 68% em dez...

Lotérica Orleans informa: Ninguém acertou a MEGA e o prêmio acumulou de novo

A Lotérica Orleans informa que ninguém acertou a Mega...

Criciúma: Pode ganhar ‘calçada da fama’ para eternizar artistas e esportistas de destaque

A cidade de Criciúma pode ganhar uma "Calçada da...

Em caso raro, mulher de 45 anos rompe aorta após orgasmo

Uma mulher de 45 anos rompeu a aorta durante...

Notícias Relacionadas