Criciúma receberá, neste sábado (16), a apresentação do grupo folclórico italiano I Mercanti Dogali. O espetáculo acontecerá durante as festividades em honra a Santo Agostinho, no distrito de Rio Maina, às 19 horas. O evento conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), e compõe o calendário oficial de ações em alusão aos 100 anos de emancipação político-administrativa da cidade.
“A visita faz alusão aos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina e é carregada de simbolismo, especialmente para o distrito de Rio Maina, uma região com tantas marcas da cultura dos imigrantes. É uma oportunidade de resgatar tradições e reforçar os laços históricos que unem nossas comunidades”, destaca a presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini.
Além da apresentação, os visitantes italianos conhecerão a Mina de Visitação Octávio Fontana e, depois, serão recebidos com um almoço típico no Parque dos Imigrantes.
Sobre o I Mercanti Dogali
O grupo folclórico italiano I Mercanti Dogali foi fundado em 1972, em Montebelluna, na província de Treviso, por Renzo Colognese, com cerca de 20 integrantes entre músicos e dançarinos. Reconhecido por sua participação em eventos locais, nacionais e internacionais, organizou, de 1975 a 1993, a Rassegna Internazionale del Folclore, reunindo grupos de vários continentes.
O repertório, inicialmente apenas de danças, incorporou também canto e teatro, incluindo o espetáculo Questo xèra e xè el marcà.
Pauta | Içara News