A região registrou novamente em outubro um aumento no número de empregos formais criados em relação a setembro. Foram 434 novas vagas criadas com carteira assinada no décimo mês do ano e 224 em setembro, um salto de 93,75% de um mês para o outro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Em outubro, Tubarão, Imbituba e Jaguaruna registraram os maiores saldos positivos de admissões, com 290, 115 e 112 empregos novos, respectivamente.
O setor da construção civil foi o que mais criou novas oportunidades de trabalho em outubro, com 185 admissões a mais que desligamentos. O setor de serviços vem em segundo lugar, com 151 vagas criadas, seguido do comércio, com 124 novos postos de trabalho a mais.
Municípios
Em Tubarão, município que mais gerou empregos em outubro, também foi a construção civil que mais deu oportunidades de trabalho formal, com 190 novas vagas. Já em Imbituba, que também foi destaque na geração de postos formais, foi o setor de serviços quem mais empregou, com 75 novas vagas criadas no décimo mês do ano. Jaguaruna, que ficou como o terceiro município com mais oportunidades de trabalho com carteira assinada, teve na indústria o maior empregador.
A economia catarinense se mantém aquecida e contratando. Em outubro, Santa Catarina criou 10.125 novas vagas de empregos formais, um crescimento de 0,39% no mês. O Brasil, por sua vez, abriu 132,7 mil vagas em outubro, registrando crescimento de 0,28%. Desta forma, o Estado demonstra um desempenho 40% acima da média nacional.
Comparativamente a outras unidades da federação, Santa Catarina ficou na quinta colocação na listagem, com maior saldo de emprego em outubro de 2024. O setor de serviços apresentou o
Nos dez primeiros meses do ano, a economia catarinense acumula a abertura de 140.011 novos postos de emprego formal no ano. O volume é 48,3% acima do gerado no mesmo período do ano passado. Representa, também, o quinto melhor resultado entre os estados, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.
Diário do Sul