Professor brasileiro com doença grave recebe medula da Alemanha e tem alta após transplante

Adão, que convive com uma doença grave, agora ganha nova esperança de vida!

A esperança chegou do outro lado do oceano. Esse professor brasileiro recebeu uma medula de um doador da Alemanha e o transplante deu certo.

O professor de matemática Adão Teófilo Neto, de 47 anos, que mora em Linhares, Espírito Santo, tem mielofibrose primária, doença genética rara e que pode evoluir rapidamente. A única cura potencial é o transplante de medula óssea. Adão já estava debilitado, quando surgiu uma luz no fim do túnel.

Coletada na Alemanha, a medula chegou no Brasil e foi congelada a menos 80 graus enquanto a equipe deixava todo o procedimento pronto. Após 20 dias do transplante, a medula apresentou os primeiros sinais de funcionamento e Adão teve alta. Ele vai seguir sendo monitorado, mas já não vê a hora de voltar para as salas de aula!

Transplante bem sucedido

A medula foi recebida no dia 21 de março e no dia 24 de abril o paciente foi submetido ao transplante.

Foram 20 dias de tensão até a Adão apresentar os primeiros sinais que o transplante havia sido um sucesso e a medula “pegou”. Um mês depois, no dia 24 de maio ele recebeu alta do hospital!

Agora, o professor de matemática está cheio de expectativas. “O que eu espero agora é a remissão da doença e voltar para minha vida que era normal. Sei que é um processo longo, tenho um caminho ainda a seguir, então a expectativa é a melhor possível”, comemorou o homem.

Doença grave

A mielofibrose primária é uma doença mais frequente em homens entre os 50 e 70 anos de idade. Não há ainda uma força de prevenção da condição e o diagnóstico é difícil.

Também não há sintomas nos estágios iniciais da doença e, quando aparecem, podem ser confundidos com outras doenças.

Entre os sinais da mielofibrose estão a indigestão, aumento do risco de infecção, dores ósseas, sangramento, sinais de anemia e mais.

Quando chegou no hospital, Adão estava bem desanimado. “É um processo muito difícil, não tem nada fácil, extremamente difícil. Há momentos em que você acha que não vai conseguir e quer desistir mesmo”, confessou.

Medula internacional

A coleta foi feita por um doador ainda na Alemanha e a medula foi transportada em condições especiais para o Brasil.

A incerteza se o material chegaria em bom estado ao Brasil era grande e assim que entrou no país, já foi logo congelado para preservar o máximo possível.

“Ele recebeu a doação de um doador que veio da Alemanha. Essa medula foi trazida pra cá, coletada, chegou pra gente e a gente conseguiu manipular essa medula e congelar”, explicou o dermatologista e coordenador do Serviço de Transplante do Transplante de Medula Óssea do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, Marcelo Aduan.

Além disso, o transplante de Adão era alogênico não aparentado, ou seja, quando a medula óssea é doada por uma pessoa não aparentada, mas que apresenta uma genética semelhante que possa ser usada.

As chances de encontrar um doador em um banco de doadores nessas condições é de aproximadamente 1 em 50.000.

A gratidão

Muito emocionado, em um vídeo publicado pelo Hospital, Adão  agradeceu à equipe de saúde responsável por ele.

“Aí vem o diferencial da equipe, te anima o tempo todo, profissionais, enfermeiros, pessoas que vão se tornar inesquecíveis pra mim”, disse ele.

Segundo Marcelo, a equipe tem expectativa que Adão retorne às atividades normais, como dar aulas de matemática, dentro de um ano.

Veja o vídeo compartilhado pelo Hospital Santa Rita de Cássia:

 

Espalhe notícia boa!

Últimas notícias

Campanha busca fortalecer setor de exportação

A campanha tem dois eixo A ApexBrasil lançou uma campanha...

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa" Os avanços...

Farol de Santa Marta terá tour guiado com acesso ao topo de 17 a 23 de junho

Dos dias 17 a 23 de junho, das 9h...

Prazo para alistamento acaba em 15 dias

empo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é...

Drogas são apreendidas em barreira policial no Farol de Santa Marta

A ação foi realizada durante barreira policial montada na...

Notícias Relacionadas