Pesquisa revela que mais de 80% das mulheres se queixam de dores e fadiga nas pernas ao praticar corrida de rua

Dados apurados pela SIGVARIS GROUP com mais de 400 atletas mostram que a idade também é outro fator que influencia no surgimento de sintomas como inchaço.

O cansaço e a fadiga são sensações recorrentes para os corredores de rua, principalmente para as mulheres. Cerca de 82% do público feminino se queixa de dores ou cansaço nas pernas após a atividade física. Entre os homens, a fatia é um pouco menor, 72%. Os dados são de uma pesquisa interna realizada em 2024 pelo departamento de Marketing da SIGVARIS GROUP, empresa especializada em soluções de compressão médica inovadoras e de alta qualidade, com uma amostra de 400 consumidores da sua base do e-commerce, considerando margem de erro de ±3% e nível de confiança de 95%.

O estudo também revela que quase metade das mulheres (49%) sentem dores nas pernas após uma corrida. Entre os homens, esse sintoma aparece em cerca de um terço da amostra (32%).

Além do gênero, a idade é outro fator importante para verificar o aumento dos sintomas de cansaço e fadiga. Enquanto 67% dos corredores de 18 a 24 anos enfrentam essa situação, a proporção cresce com o avanço da idade. O grupo com faixa etária entre 25 e 34 anos representa 72%. Já aqueles entre 35 a 40 anos são 79% e os atletas com 50 anos ou mais alcançam 82% das queixas.

Questões hormonais e degeneração muscular interferem

A médica Allana Tobita, cirurgiã vascular membro da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular) explica que “existe uma predisposição maior nas mulheres, principalmente porque o hormônio feminino é o responsável por vasodilatar a parede das veias. Esse processo cria uma resistência maior ao fluxo sanguíneo, gerando inchaços, fadiga e dores”.

Já em relação à faixa etária, a Dra. Allana explica que “com o passar do tempo, aumenta o risco de degeneração vascular, tanto na parede arterial quanto venosa. Elas ficam mais suscetíveis e mais frágeis a longo prazo. Por isso, os idosos têm muito mais fragilidade capilar do que os jovens”.

Ainda segundo a especialista, “a corrida é uma prática bastante recomendada para manter o corpo saudável, mas é importante também manter um ritmo leve, ter uma alimentação variada, hidratar-se bem, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo. Deve-se ainda buscar orientação médica nos casos em que os sintomas são muito frequentes. Outra dica é usar acessórios que possam auxiliar na prática esportiva, como tênis e meias de compressão”, detalha.

Meias de compressão

A pesquisa mostra ainda que 59% dos corredores afirmam já ter experimentado o uso de meias de compressão para a prática esportiva. Desse total, 48% são homens e 34% são mulheres. A compressão pode ser aplicada às mais diversas necessidades na área da saúde, inclusive no esporte. Um dos exemplos de produtos próprios específicos é a Linha UP, da SIGVARIS GROUP, com meias e canelitos de compressão graduada voltados especialmente para quem gosta de correr.

De forma preventiva, a meia de compressão esportiva oferece resistência aprimorada, desempenho e auxilia na recuperação pós-atividade física. Ela diminui a vibração muscular, auxilia a circulação sanguínea, otimiza o movimento e diminui a formação de ácido lático. Como consequência, há a diminuição de câimbras, dores musculares e fadiga.

Fonte: Pesquisa interna SIGVARIS GROUP, 2024.

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e que está empenhada em ajudar as pessoas a se sentirem melhor com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica. Todo dia. No mundo todo. Nosso portfólio atende a uma ampla gama de diferentes necessidades e indicações, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenire tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são mais de 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.

 

Outras informações

Site SIGVARIS GROUP BRASIL

Programa Sig+

FACEBOOK

INSTAGRAM

LINKEDIN

YOUTUBE

Informações para a imprensa

CDI Comunicação

Diego Andrade – [email protected] – (11) 96749-5818

André Guerra – [email protected] – (11) 99674-7758

Jorge Valério – [email protected] – (11) 99822-9013

Últimas notícias

Restam duas rodadas para a definição dos dois primeiros semifinalistas da competição

O Campeonato de Futebol de Areia do Balneário Rincão,...

PMSC realiza promoção de praças e oficiais em todo o Estado

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na...

Sorocaba recebe Planetário da OBA em evento gratuito

Os amantes da astronomia e dos mistérios do universo...

Escola José Réus recebe reforma e ampliação

A Escola José Réus, localizada na comunidade de Lagoa...

Projeto do IFSC desenvolve plásticos biodegradáveis a partir do resíduo da bananeira

Um projeto do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de...

Notícias Relacionadas