Peça teatral inspira jovens de Barra Velha a resolver problemas ambientais em Maratona de Inovação

Nos dias 25 e 26 de junho, mais de 500 estudantes de Barra Velha (SC) participaram da Maratona de Inovação “Arte de Inovar”, evento cultural gratuito que uniu teatro, oficinas de criatividade e desenvolvimento de ideias sustentáveis. Realizado pela Loa Produções Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Veolia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento aconteceu na Escola Municipal Professora Maria Tusnelda Bernstorff e a iniciativa teve como ponto de partida o espetáculo Água à Vista, apresentado no primeiro dia.

“A arte entra como uma chave que abre a porta da criatividade. Quando os jovens se envolvem emocionalmente, eles se sentem parte das soluções, e isso é transformador”, disse Andréia Nunes, coordenadora da Loa Produções Culturais, responsável pela realização do projeto.

A partir da peça teatral, os alunos foram provocados a pensar em soluções reais para problemas ambientais do cotidiano. No segundo dia, divididos em grupos e acompanhados por mentores, criaram e apresentaram propostas inovadoras para um júri composto por representantes locais e especialistas. Um grupo de colaboradores do programa de voluntários da Veolia também contribuiu no apoio à organização.

O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. Entre as ideias vencedoras da primeira dinâmica, está a solução Rede SociÁgua, que propõe a criação de canais digitais para conscientização sobre o desperdício de água. A proposta levou o primeiro lugar. Em segundo lugar ficou para a equipe da solução Planeta Vivo, uma proposta de plataforma que informa e alerta a população sobre áreas de risco ambiental. Já a terceira colocada, intitulada TDA – Transformando Dejetos em Adubo, sugere parcerias entre empresas e moradores para reaproveitar resíduos sanitários.

Na parte da tarde, as propostas refletiram a preocupação dos estudantes com os impactos do turismo desordenado na cidade. O projeto Conhecimento Sustentável garantiu o primeiro lugar com a ideia de um aplicativo que envia alertas e gráficos em tempo real sobre a produção de resíduos sólidos. Também foram premiados os projetos FMM – Fazendo o Mundo Melhor, que recompensa a reciclagem com cashback, e Limpaz, que sugere alertas em embalagens sobre o tempo de decomposição de resíduos. As ideias levaram o 2º e 3º lugar, respectivamente.

“O modo com que os participantes desenvolvem o senso crítico a partir deste evento é excelente. Eles veem os problemas, não só globais, mas até mesmo locais e começam a pensar como isso pode ser mudado”, comentou o professor Douglas Voigt.

Todos os participantes receberam certificado e um kit educativo com conteúdos sobre inovação, sustentabilidade e as Habilidades do Futuro definidas pelo Fórum Econômico Mundial.

“O mais importante é ver os estudantes protagonizando o processo criativo. Eles saem diferentes do que chegaram, com novas perguntas e novas possibilidades. Isso é inovação na prática”, afirmou Wellington Sacheti, coordenador de inovação da maratona.

A cerimônia de premiação contou com a presença de autoridades locais, incluindo o vice-prefeito de Barra Velha e representantes da área ambiental. Para o vice-prefeito de Barra Velha, Juliano Bernardes, a proposta do evento é um exemplo de como a educação pode ir além da sala de aula: “A educação precisa cada vez mais de projetos como esse, que estimulem a criatividade e o protagonismo dos nossos estudantes. Quando a cultura entra nesse processo, o impacto é ainda maior.”

O evento faz parte de um circuito que vai percorrer sete cidades em Santa Catarina e São Paulo ao longo de 2025. A expectativa é impactar 2.800 jovens ao longo do ano.

Sobre a Veolia:

O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com 218 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia. Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o acesso aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023. Link; veolia_br

Sobre a Loa Produções Culturais:

A Loa Produções Culturais é uma produtora dedicada à criação e execução de projetos culturais de alta performance. Com sede em Mogi Guaçu, a empresa destaca-se na produção teatral e na promoção de iniciativas que unem arte, educação e responsabilidade socioambiental. A Loa Produções Culturais busca impactar positivamente comunidades e indivíduos, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da arte.

Assessoria de Imprensa: Ricardo Gonçalves MTb 61.358/SP

E-mail: [email protected] Instagram: @maratonainovacao | @loaproducoesculturais

Imprensa Veolia – InPress Porter Novelli

Marílias Alves – [email protected]

Últimas notícias

Vitamina C regenera a pele e protege contra envelhecimento, descobre novo estudo

Pesquisadores do Japão descobriram que vitamina C ajuda a...

Prefeito de Garopaba é indiciado por fraudes

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito...

Mais de 300 vagas de emprego em Feirão em Tubarão

Tubarão recebe hoje um Feirão de Emprego com oferta de...

Quase 200 kg de maconha são apreendidos em veículo com placas adulteradas

No domingo, 29, uma ação integrada entre a Polícia...

Notícias Relacionadas