Orleans conquistou um Centro de Atendimento à Pessoa Idosa (Capi), dentro do projeto do Governo de Santa Catarina que prevê a construção de 11 unidades em todo o Estado. O investimento total será de mais de R$ 82 milhões, e cada centro terá capacidade para atender até mil idosos por mês. A cidade é o único município da AMREC a receber a iniciativa.
A nova unidade terá mais de 1.200 metros quadrados e contará com piscina para hidroterapia, ambulatório, refeitório, salas de oficinas, espaço multiuso e ambientes de convivência. A estrutura será entregue equipada, cabendo ao município organizar as equipes de atendimento.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Rosana Quarezemin, comentou a conquista:
“Ter um Capi em nossa cidade é uma vitória importante para a população idosa. Será um espaço que proporcionará atividades físicas, oficinas de aprendizagem e lazer, além de contribuir para a socialização e bem-estar dos nossos idosos”, afirmou.
Santa Catarina se destaca nacionalmente em longevidade, com 15,56% da população acima de 60 anos. Estima-se que, até 2034, a proporção de idosos no estado chegue a 20%, o que torna a construção dos Capis uma medida estratégica para garantir qualidade de vida à população idosa.