Novembro Azul é tema de bate-papo entre colaboradores da Satc

Ação contou com parceria da Unimed e tratou sobre a importância da qualidade de vida para a prevenção do câncer de próstata

Um mês para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata. Pensando na importância do Novembro Azul, a Satc promoveu, na tarde desta terça-feira (14), uma bate-papo para falar sobre a saúde do homem. Os colaboradores da instituição puderam esclarecer suas dúvidas em relação à doença e conversar com profissionais da área.

“O nosso objetivo com essa ação é promover um momento de reflexão sobre o impacto dos hábitos na nossa saúde. E, apesar desse bate-papo ser mais direcionado aos homens, nós também convidamos as colaboradoras a participar pois, como mulheres, temos que estar atentas à saúde dos nossos filhos, por exemplo. A divulgação de informações sobre cuidados e prevenção nunca é demais, precisamos estar sempre abertos a novos aprendizados”, afirma a coordenadora de Gestão de Pessoas da Satc, Fabíola Pereira Guidi.

O projeto foi promovido por meio de uma parceria entre a Satc e a Unimed, com o programa Viver Bem. A conversa foi mediada pela nutricionista, Simone Mensor Minatto Rodrigues, e pela enfermeira, Viviane Serafim. “O câncer de próstata quase não apresenta sintomas na fase inicial, e os homens, no geral, procuram um especialista apenas quando percebem algo de diferente. O problema é que, às vezes, quando os sinais começam a aparecer, a doença pode estar em um nível mais avançado, dificultando o tratamento e a cura. Então nós realizamos esse trabalho para alertar a população sobre a importância dos exames de rotina”, destaca Viviane.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, a estimativa é de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.

“Eu acho esse tipo de palestra, especificamente essa que a gente teve hoje, maravilhoso porque estamos tratando de saúde, de cuidado e de prevenção, principalmente para o público masculino, que culturalmente se cuidam menos do que as mulheres. Nós recebemos dicas valiosas, muito importantes, para que a gente possa se cuidar e ter uma vida longa e saudável, para nós mesmos, para os nossos filhos e familiares”, comenta o coordenador do setor de estágios da Satc, Fabiano Ugioni.

Por Redação do Portal SATC

Últimas notícias

NBB: Pinheiros derrota o São José e emplaca segunda vitória seguida

Próximo adversário será o Vasco da Gama na próxima...

PMSC inaugura três novas unidades no Sul do Estado

Nos dia 7 e 8, a Polícia Militar de...

Cidades turísticas tem aumento de trânsito no Natal, revela Waze

O período entre o Natal e o Ano Novo...

Notícias Relacionadas