Novembro Azul é tema de bate-papo entre colaboradores da Satc

Ação contou com parceria da Unimed e tratou sobre a importância da qualidade de vida para a prevenção do câncer de próstata

Um mês para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de próstata. Pensando na importância do Novembro Azul, a Satc promoveu, na tarde desta terça-feira (14), uma bate-papo para falar sobre a saúde do homem. Os colaboradores da instituição puderam esclarecer suas dúvidas em relação à doença e conversar com profissionais da área.

“O nosso objetivo com essa ação é promover um momento de reflexão sobre o impacto dos hábitos na nossa saúde. E, apesar desse bate-papo ser mais direcionado aos homens, nós também convidamos as colaboradoras a participar pois, como mulheres, temos que estar atentas à saúde dos nossos filhos, por exemplo. A divulgação de informações sobre cuidados e prevenção nunca é demais, precisamos estar sempre abertos a novos aprendizados”, afirma a coordenadora de Gestão de Pessoas da Satc, Fabíola Pereira Guidi.

O projeto foi promovido por meio de uma parceria entre a Satc e a Unimed, com o programa Viver Bem. A conversa foi mediada pela nutricionista, Simone Mensor Minatto Rodrigues, e pela enfermeira, Viviane Serafim. “O câncer de próstata quase não apresenta sintomas na fase inicial, e os homens, no geral, procuram um especialista apenas quando percebem algo de diferente. O problema é que, às vezes, quando os sinais começam a aparecer, a doença pode estar em um nível mais avançado, dificultando o tratamento e a cura. Então nós realizamos esse trabalho para alertar a população sobre a importância dos exames de rotina”, destaca Viviane.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, a estimativa é de 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025.

“Eu acho esse tipo de palestra, especificamente essa que a gente teve hoje, maravilhoso porque estamos tratando de saúde, de cuidado e de prevenção, principalmente para o público masculino, que culturalmente se cuidam menos do que as mulheres. Nós recebemos dicas valiosas, muito importantes, para que a gente possa se cuidar e ter uma vida longa e saudável, para nós mesmos, para os nossos filhos e familiares”, comenta o coordenador do setor de estágios da Satc, Fabiano Ugioni.

Por Redação do Portal SATC

Últimas notícias

Família de lutadores de taekwondo salva mulher que sofria agressão sexual

Uma família que luta taekwondo ouviu os gritos e...

Tubarão Futsal recebe o Jaraguá pela Liga Nacional

O Jaraguá tem 21 pontos e ocupa a terceira...

Reunião com professores acaba sem proposta de reajuste

Estado sinalizou à categoria que tem intenção de fazer...

Homem é abordado pela PM em atitude suspeita no centro de Balneário Rincão

A Policia Militar atendeu uma ocorrência de averiguação de...

Faleceu aos 75 anos o Sr. Lauro de Lima

Faleceu ontem dia (20) ás 22:15 no hospital com...

Notícias Relacionadas