Moradores têm mal-estar após consumir marisco

Casos já foram relatados ao órgãos competentes. Causa estaria na maré vermelha.

Moradores da região relataram, pelas redes sociais, que apresentaram casos de intoxicação alimentar após comer mariscos coletados nos costões de Laguna e Imbituba.

Em uma postagem do Instagram Informações da Pesca (IDP), com quase 48 mil seguidores, diversos moradores relataram que passaram mal após o consumo de mexilhões. Turistas e moradores de outras cidades do Litoral catarinense também relataram o mesmo problema. A Polícia Militar Ambiental de Laguna confirmou os casos e informou que entrou em contato com os órgãos competentes, entre eles a Cidasc (Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola). O período de defeso do mexilhão no Brasil, incluindo Santa Catarina, começou em 1º de setembro e segue até esta terça, dia 31 de dezembro.

Maré vermelha

Uma das suspeitas para os casos de intoxicação é a maré vermelha, um fenômeno natural que ocorre quando há um crescimento excessivo de microalgas no mar, liberando toxinas que podem contaminar a água.

A maré vermelha torna os frutos do mar impróprios para o consumo. Quem comer os mariscos contaminados pode apresentar sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, cólicas, dor abdominal, formigamento ou dormência ao redor da boca e lábios. É importante ressaltar que as toxinas não são destruídas com o congelamento ou cozimento dos moluscos.

Últimas notícias

Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001

Ao longo dos anos, os Estados Unidos perderam relevância...

Diploma digital passa a ser obrigatório em todo o país – entenda

Desde 1º de julho de 2025, estudantes formados em...

Braço do Norte | Cptura 117 escorpiões em ação única

O município de Braço do Norte vive um momento de alerta...

Homem é preso na região com pornografia infantil em Sangão

A Polícia Civil deflagrou ontem a quarta fase da...

Notícias Relacionadas