Julho Verde: SES alerta para importância do diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço

Julho Verde é o mês dedicado à conscientização para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Adotar hábitos saudáveis e ficar atento aos fatores de risco são atitudes fundamentais para evitar a doença

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a orientação de não fumar, inclusive o cigarro eletrônico, e evitar o excesso de bebida alcoólica.

A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o estado de Santa Catarina, neste ano de 2024, é de que surjam 1.390 novos casos de câncer de cabeça e pescoço, incluindo nesta soma os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Se somarmos o câncer de pele melanoma, que também atinge a região da cabeça e pescoço, o número sobe para 2.430 casos.

Dados do Painel de Oncologia do Ministério da Saúde apontam que há 771 pacientes com câncer de cabeça e pescoço, incluindo nessa soma os cânceres de cavidade oral, tireoide e laringe. Com câncer melanoma de pele (2.127) e carcinoma de pele (580), que também atinge a região da cabeça e pescoço além de outras partes do corpo, o número é de 2.707 pacientes.

De acordo com o coordenador do setor de Cabeça e Pescoço do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do governo do Estado, Gilberto Vaz Teixeira, a população deve ficar atenta a diversos aspectos. “No câncer de pele, o sinal é uma ferida na pele, uma mancha escura ou uma ferida que não cicatriza, geralmente nas áreas expostas ao sol. No câncer de boca, os pacientes costumam se referir às feridas como aftas, inicialmente, mas que não cicatrizam”, explica. Geralmente o período limite para essa cicatrização é de três semanas. Já no câncer de garganta, a pessoa tem dificuldade de engolir, pode engasgar e cuspir sangue. No câncer de laringe, o sintoma é a rouquidão que não melhora após três semanas.

O médico lembra ainda que a semelhança entre o câncer de boca, garganta e laringe é o perfil do paciente. “Geralmente, são pacientes acima dos 50 anos de idade, com histórico de tabagismo e etilismo e com exposição ao HPV.”

Ele destaca que a diferença entre uma afta, que é uma lesão inflamatória, e o câncer, é que a afta dói bastante e o câncer no início não dói, só numa fase mais avançada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, no país, por volta de 70% dos casos de câncer de cabeça e pescoço são descobertos já em fases avançadas, por diversos motivos, como a falta de informação das pessoas sobre a doença, dificuldade ao acesso para exames e consultas, dentre outros. O diagnóstico tardio aumenta a possibilidade de sequelas e diminui as chances de cura. Diagnosticado em fase inicial, as chances de cura são de aproximadamente 90%, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

Tratamento

Atualmente, 21 unidades de saúde possuem habilitação para realizar tratamento de pacientes oncológicos, sendo que 20 realizam cirurgias.

Hospital Regional Terezinha Gaio Basso – São Miguel do Oeste

Hospital Leonir Vargas Ferreira – Chapecó

Hospital Universitário Santa Terezinha – Joaçaba

Hospital Nossa Senhora da Conceição – Tubarão

Hospital São José – Criciúma

Hospital Regional do Alto Vale – Rio do Sul

Hospital Santa Isabel – Blumenau

Hospital Santo Antonio – Blumenau

Hosp. e Mat. Marieta Konder Bornhausen – Itajaí

Hospital e Maternidade Sagrada Família – São Bento do Sul

Hospital de Caridade São Braz – Porto União

Hospital Municipal São José – Joinville

Hosp. Materno Infantil Jeser A. Faria – Joinville

Hospital São José – Jaraguá do Sul

Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos – Lages

Hospital de Caridade – Florianópolis

Hospital Infantil Joana de Gusmão – Florianópolis

Hospital Governador Celso Ramos – Florianópolis

Maternidade Carmela Dutra – Florianópolis

Hospital Universitário – Florianópolis

CEPON – Florianópolis

Últimas notícias

Bebê de seis meses morre ao se engasgar com leite

A guarnição do ASU-427 foi acionada para atendimento de...

Homem some durante pescaria em praia da região

Bota usada por vítima e acessórios de pesca foram...

Tubarão Futsal perde por 2 a 1 na Liga Nacional

O time se manteve com 15 pontos, faltando sete...

Desafio Rota da Baleia recebe inscrições

Quinta edição de corrida por trilhas passará por Garopaba,...

Faleceu aos 85 anos a Sra. Lelina Grassi Pereira

Faleceu ontem dia (22) a meia noite aos 85...

Notícias Relacionadas