IMBITUBENSE DE SURFE: Ravi Teixeira vence na Vila e Luiza Teixeira fica com o caneco

A terceira e última etapa do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surfe 2025, apresentado por SCPar Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal, teve seu desfecho na praia Vila, no último fim de semana (25 e 26). A decisão aconteceu em meio as comemorações dos 40 anos de fundação da Associação de Surf Imbitubense (ASI) e coroou os melhores surfistas de Imbituba este ano.

As previsões de ondas e do tempo feitas pelo Surfemais/Waves na semana anterior ao evento se confirmaram, e o último dia de disputas contou com ótimas ondas, cerca de um metro com séries maiores. E o vento nordeste forte, que soprou no sábado, primeiro dia de competição, dando muito trabalho aos atletas, deu lugar a uma manhã quase sem vento no domingo, e o vento sul e sudeste soprando fraco a moderado no decorrer do dia.

Lucas Costa é Campeão Imbitubense 2025, mas a surpresa ficou por conta de Ravi Teixeira

Ravi Teixeira foi a grande surpresa da última etapa.
Foto: @angelopossenti/ASI

O líder do South to South Tríplice Coroa, na categoria Open, Lucas Costa, chegou a última etapa na praia da Vila com grandes chances de ficar com o título deste ano. Só não contava com o tropeço que sofreu ainda na primeira fase do evento, quando perdeu em sua estreia. Então, era contar que seus rivais não se aproximassem da grande final.

“Estou muito feliz com a conquista de campeão na categoria Open, ano em que completei 17 anos de idade e a associação de surfe de imbituba comemora seus 40 anos. Queria agradecer a todos os envolvidos, meus treinadores, meus patrocinadores, apoiadores e todos que estiveram na torcida por mim. E mais uma vez, parabéns ASI pelos 40 anos“, comentou Lucas após a conquista.

Finalistas da Open. Foto: @angelopossenti/ASI.

E acabou dando certo, pois seus principais oponentes, o vice líder em 2025, João Carlos Ely, acabou também perdendo na segunda fase, bem como o 3º no ranking, Renaro Hubbe, ainda na primeira fase. A grande surpresa da etapa foi Ravi Teixeira, um excelente competidor que andava afastado dos eventos da ASI. Ele acabou ajudando Lucas Costa, ao eliminar os outros dois principais candidatos ao título da Open que ainda restavam no evento, Renaro e João Ely, nas baterias anteriores, além de vencer de ponta a ponta na praia da Vila.

Já Ravi Teixeira, aos 30 anos de idade levou mais um troféu para casa. “Estou muito feliz com a vitória. Foram dois dias de campeonato muito difícil e, ainda, por ter o componente sorte, mas eu me encontrei nas ondas pelo fato de estar treinando com mais frequência na praia da Vila, e conhecer um pouco do pico me ajudou um pouco. Achei ótimo me classificar pra final e vencer este campeonato, que pra mim é muito importante por ser imbitubense e, com isso, fico muito mais motivado para os próximos eventos. E em 2026 vou disputar todas as etapas“, comentou o surfista.

A saga de Luiza Rosa Teixeira e suas duas conquistas num só dia

Luiza Rosa Teixera voltou de Torres a tempo para recuperar a hegemonia
Foto: @angelopossenti/ASI.

Até a etapa da Vila, Victoria Valenzano liderava o South to South, na categoria Open Feminino. Como se fosse algo tão simples, bastava uma vitória para chegar ao título, já que apenas 10 pontos a separavam da Campeã Imbitubense em 2024, Luiza Rosa Teixeira, na segunda colocação no ranking da categoria. Aí começa a saga de Luiza, que no domingo, pela manhã, ainda disputava a Taça Brasil CBSurf, em Torres, no Rio Grande do Sul.

Luiza conquistou a 5ª colocação no evento gaúcho, um dos melhores resultados conquistados por um imbitubense no circuito organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Ao se despedir do evento ainda na semifinal em Torres, ela pegou a BR 101 e voltou para Imbituba, para tentar, em tempo, disputar suas baterias na última etapa. E foram duas conquistas num dia só, em dois eventos diferentes. Luiza agora é Bi-Campeã Imbitubense de Surfe 2024/2025 na categoria Open, deixando o vice campeonato para Victoria.

Luiza fala sobre sua participação na Taça Brasil em Torres: “Foi incrível ter participado da Taça Brasil em Torres! Meus pais não puderam ir, então eu fui sozinha. Eu montei minha estratégia, e fiquei muito feliz em conseguir avançar, competindo ao lado das melhores surfistas do Brasil e ter chegado no ‘final’s day’ do Brasileiro Profissional“, conta a surfista.

“No domingo, que era o dia da minha semifinal em Torres, eu competi bem cedo, acabei ficando na quinta colocação, e neste mesmo dia tinha o evento da ASI, às 13h30 era a minha bateria. Então, saímos de Torres direto pra praia da Vila, corri a semifinal, passei pra final e fui campeã da terceira etapa e do circuito da ASI“, completou Luiza sobre sua saga para chegar ao Bi-Campeonato Imbitubense de Surfe.

Irmãos Velasquez mais uma vez na final da Sub16, Enzo Campeão do ranking, mas foi Guilherme Penha o rei da Vila

Finalistas da Sub16. Foto: @angelopossenti/ASI

Enzo e Lucas Velasquez chegaram juntos as três finais das três etapas do Imbitubense de Surfe em 2025, mas foi a vitória de Enzo ainda na primeira etapa em Itapirubá que deu o impulso para chegar ao título do campeonato, no ranking da categoria Sub16, na praia da Vila. O grande vencedor da etapa na Vila foi o recém chegado, Guilherme Penha, que disputou apenas a última etapa do Imbitubense de Surfe, em 2025.

Keoni Truz se recupera, vence a última, mas Lucas Velasquez é o Campeão do ranking da Sub14 e Guilherme Goulart é o novo Campeão do ranking Sub12

Finalistas da Sub14. Foto: @angelopossenti/ASI

Com duas vitórias no Imbitubense de Surfe em 2025, Lucas Velasquez se tornou, neste último fim de semana na praia da Vila, o Campeão do ranking da ASI em 2025 na categoria Sub14. A batalha travada na última bateria do circuito, com o vencedor da etapa, Keoni Truz, deixou os dois oponentes com uma diferença no somatório das ondas de apenas 0,20 décimos (10.90 x 10.70).

O Campeão do ranking Imbitubense Sub10 em 2024, Guilherme Goulart, subiu de categoria em 2025, e se tornou Campeão do ranking Tríplice Coroa Imbitubense na categoria Sub12, prova de que o trabalho da Associação de Surfe Imbitubense (ASI) contribui de forma exponencial para o desenvolvimento dos atletas desde sua base. Apesar da final Sub12 ter sido vencida por Akilles Lemischka, mais uma novidade no Imbitubense, foi Guilherme que ficou com a Taça.

Tutu Henrique faz dobradinha, é Campeão do ranking Sub10, mas Keoni Zanoni vence na Vila. E o Campeão do ranking Sub08 Mista foi Gabrielzinho do Surfe

Finalistas da Sub10. Foto: @angelopossenti/ASI

Mesmo com duas vitórias nas três etapas do Imbitubense de Surfe em 2025 na categoria Sub10, em Itapirubá e essa na praia da Vila (1ª e última etapa), Keoni Zanoni não conseguiu superar a nova revelação do surfe imbitubense, Arthur ‘Tutu’ Henrique da Costa. Tutu apesar de não ter vencido nenhuma das três etapas, foi constante, chegando a duas finais do circuito.

Já na Sub08 Mista, a disputa foi ainda mais dramática entre Gabrielzinho do Surfe e Tutu Henrique, já que Gabrielzinho tinha duas vitórias dentre as três etapas do Imbitubense de Surfe em 2025 e Tutu apenas uma. A diferença que deu o segundo título de Campeão do ranking Imbitubense da categoria deste ano, para Tutu, foi que ele tinha mais duas segundas colocações, enquanto Gabrielzinho, além das duas vitórias, um 4º lugar na praia do Rosa, em Imbituba.

Riomar Rodrigues é Campeão 40+, mas Diego Limão vence na Vila, e Bruno Pereira é Campeão da Soul Surfer

Riomar Rodrigues chegou ao título da 40+ e ao vice campenato na Open
Foto: @angelopossenti/ASI.

O surfista da praia do Porto, em Imbituba, Riomar ‘Kiko’ Rodrigues, pode ter se tornado um dos maiores Campeões de Circuitos Imbitubenses da história da ASI. Após já ter conquistado títulos em, praticamente, todas as categorias que disputou em sua carreira – em 2024 ele foi Campeão Gran Máster -, Kiko agora é Campeão Máster do South to South Tríplice Coroa Imbitubense de Surf 2025.

A conquista veio após uma vitória na primeira etapa em Itapirubá, uma sétima colocação no Rosa, e um quinto na praia da Vila. Na última etapa, Kiko já tinha ‘feito o cabelo e faltava só o bigode’, e além do título na 40+, ele ainda chegou à final da categoria Open e abocanhou a título de Vice Campeão Imbitubense Open em 2025. Aos 42 anos de idade, ele já pensa em se aposentar das competições, algo que seus amigos e fans não irão concordar. A última etapa na praia da Vila foi vencida por Diego Limão.

Já a Soul Surfer teve Bruno Pereira como Campeão Imbitubense 2025 numa disputa eletrizante em todas as etapas com o atual Presidente da ASI, Jaison Pacheco, que terminou na segunda colocação na Vila, e com o vice campeonato em 2025. O Campeão da 3ª e última etapa, Felipe Souza, mesmo após ter vencido as duas últimas etapas, terminou o Imbitubense de Surfe na quarta colocação no ranking final.

Sub14 feminino teve empate na decisão do título e Inka Bardeli levando a melhor na Vila. Antonella Paes é Campeã da do ranking Sub10 Feminino em 2025 e Luciano Nem 100% de aproveitamento

Inka Bardeli surpreendeu e venceu a Sub14 Feminino.
Foto: @angelopossenti/ASI.

A decisão da categoria Sub14 Feminino do Imbitubense de Surfe teve uma disputa pra lá de apertada. Analu Teixeira da Rosa e Malu Pires terminaram o Imbitubense de Surfe empatadas na primeira colocação, tendo as mesmas colocações durante as etapas do circuito, dois 5º e um 2º lugar. Então, foram declaradas, as duas, Campeãs Imbitubense 2025.

Já na Sub10 Feminino, Antonella Paes Faust foi declarada Campeã do ranking Imbitubense de Surfe, na Praia da Vila, após vencer na grande final a sua maior adversária este ano, Lais de Souza Hahn. Na Adaptados, Luciano Nem continua sua sequência de vitórias em 2025, – agora irretocáveis – com 100% de aproveitamento e mais um título para sua coleção de Campeão Imbitubense.

ASI 40 anos: Depoimentos e homenagens de surfistas e dirigentes do surfe local, catarinense e brasileiro

A Associação de Surfe Imbitubense, fundada em 30 de outubro de 1985, é a terceira associação de surfe local de Santa Catarina a ser fundada cinco anos após a fundação da Assoc. Surfe Ingleses Santinho (ASIS), fundada em 1981, e cinco anos após a criação da Associação Catarinense de Surfe (ACS), hoje a Fecasurf.

Nestes 40 anos de existência, a ASI realizou desde eventos locais – praticamente em todos os anos, e até mesmo durante a Pandemia de Covid-19 -, além de etapas de circuitos estaduais, sul-brasileiros, eventos nacionais e internacionais. E em 2025, o Poder Público Municipal criou o Dia Municipal do Surfe, comemorado pela primeira vez no dia 02 de outubro de 2025, em homenagem à fundação da ASI.

Alguns eventos realizados em Imbituba tendo a ASI a frente, o OP Pro Imbituba 94, etapas do Circuito Brasileiro Amador ainda nas décadas de 80 e 90, eventos Supersurfe nos anos 2000, válidos como evento ‘Prime’ da World Surf League (WSL), ou divisão de acesso ao Mundial de Surfe da 1ª divisão dos melhores surfistas do planeta, bem como os 7 anos de realização do Mundial de Surfe da WSL, primeira divisão mundial, dando a praia da Vila o título de ‘Maracanã do surfe nacional‘, além de eventos de ondas grandes, mais uma marca histórica de Imbituba a nível nacional e internacional.

Além disso, a ASI contribuiu exponencialmente para o crescimento do esporte em Imbituba, na preservação do meio ambiente, com ações das mais diversas. Ações comunitárias, como a reconstrução e reforma de alas da Casa de Repouso Imaculada Conceição, participação em limpezas e conservação de praias, bem como alçar atletas revelados pela entidade para o surf estadual e nacional.

Em documentário produzido pelo Surfemais, ‘ASI 40 anos’, uma coletânea com diversos envolvidos com a Associação de Surf Imbitubense (ASI), no mês em que completa 40 anos de existência. O vídeo com cerca de 30 minutos, rende depoimentos e homenagens de surfistas e campeões pela ASI, dirigentes do esporte, empresários, ex-presidentes e atletas que já venceram grandes eventos em Imbituba.

South to South Tríplice Coroa de Surfe Imbitubense 2025

O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 foi apresentado pela SC Par Porto de Imbituba e Prefeitura Municipal de Imbituba, teve o patrocínio Máster da Eduardo Surf e Skate Shop, Oreganos Pizzaria, HS Consórcios, WN Nericke Consórcios, Trench Town, Evoke, Riukiu e Cerveja Imbé.

Contou também com o patrocínio da Mormaii, Fertisanta, Joalheria Eduardo, Castro’s Restaurante, Forauto, Farmácia do Trabalhador, Atomo, Manga Wax, Sicredi e Sul Norte. Conta com o apoio da Monster Energy, Posto Benedetta, Fisiolife, Boa Vista Imóveis, Tui Imbituba, Prime Bike, Surf e Skate Shop, O2 Com, Indios Car, Panamericana Calçados, Jet Pool, Marolinha, LA Cosméticos, Corpo e Arte Academia, Lanchonete Rosana, Surf Car, Adri Personaliza, Mini Kalzone, Irama, Uega, Rafa Perfumaria, Ecoduna, Aston, Fazenda do Rosa e Lola Restobar.

O South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025 contou também com a cobertura da Waves.com.br, Surfemais.com.br, Impresso Catarinense e 89 FM Imbituba. A homologação é da Federação Catarinense de Surf e o apoio local é da Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR), Ecosurf Imbituba e Surf Guru.

Resultados finais da etapa da praia da Vila

Open

1º RAVI TEIXEIRA
2º RIOMAR RODRIGUES
3º ENZO VELASQUEZ
4º GABRIEL EUFRAZIO

Open Feminino
1ª LUIZA ROSA TEIXEIRA
2ª VICTÓRIA VALENZANO
3ª MAYA REIS
4ª CAROLINE ZANINI BRESSAN

Sub16
1º GUILHERME PENHA
2º ENZO VELASQUEZ
3º LUCAS VELÁSQUEZ
4º ENZO BRAGA

Sub14
1º KEONI TRUZ
2º LUCAS VELÁSQUEZ
3º LORENZO DE SOUZA
4º ARTHUR COSTA

Sub12
1º AKILLES LEMISCHKA
2º KEONI ZANONI
3º GUILHERME GOULART
4º HEITOR LEMISKA

Sub10
1º KEONI ZANONI
2º AUGUSTO TAVARES FERNANDES
3º BERNARDO VICENTIN
4º KAKA BISCARO

Sub08 Mista
1º GABRIELZINHO DO SURFE
2º TUTU – ARTHUR HENRIQUE DA COSTA
3º JOCA SERAFIM BENEDETTE
4º ANTÔNIO FIGUEIREDO FRONZA

Sub14 Feminino
1ª INKA BARDELLI
2ª MAYA REIS
3ª MARIA CLARA BORGES
4ª JOANA MARTINS

40+
1º DIEGO LIMÃo
2º MOA SOARES
3º THIAGO VIEIRA
4º DEIVID LEMOS

Soul Surfer
1º FELIPE SOUZA
2º JAISON PACHECO
3º BRUNO PEREIRA
4º HUGO KRIEGER LENTZ

Adaptados
1º LUCIANO NEM
2º MIGUEL JR
3º FIDEL TEIXEIRA

 

Ranking final do South To South Tríplice Coroa de Surf Imbitubense 2025

Open
1º LUCAS COSTA 2.310
2º RIOMAR RODRIGUES 2.085
3º JOÃO CARLOS ELY 1.903
4º RENARO HUBBE 1.790

Open Feminino
1ª LUIZA ROSA TEIXEIRA 2.720
2ª VICTÓRIA VALENZANO 2.590
3ª ANDREZA BARCELOS 1.835
4ª JOANA MARTINS 1.165

Sub16
1º ENZO VELASQUEZ 2.590
2º LUCAS VELÁSQUEZ 2.260
3º KEONI TRUZ 1.668
4º PEDRO SOMMER 1.665

Sub14
1º LUCAS VELÁSQUEZ 2.860
2º PEDRO SOMMER 2.275
3º KEONI TRUZ 2.225
4º ARTHUR COSTA 1.955

Sub12
1º GUILHERME GOULART 2.590
2º RAFAEL ACOM 2.220
3º CAUÃ MIGUEL PEREIRA 1.890
4º MYGUEL ANTUNES 1.785

Sub10
1º TUTU – ARTHUR HENRIQUE DA COSTA 2.200
2º AUGUSTO TAVARES FERNANDES 2.145
3º KEONI ZANONI 2.000
4º JOÃO FAUST 1.950

Sub08 Mista
1º TUTU – ARTHUR HENRIQUE DA COSTA 2.720
2º GABRIELZINHO DO SURFE 2.670
3º ANTÔNIO FIGUEIREDO FRONZA 2.010
4º MARCO ANTÔNIO HAHN 1.775

Sub1 4 Feminino
1ª ANALU TEIXEIRA DA ROSA 2.080
1ª MALU PIRES 2.080
3ª MARIA CLARA BORGES 2.070
4ª MAYA REIS 1.860

Sub10 Feminino
1ª LAÍS DE SOUZA HAHN 2.450
2ª ANTONELLA PAES FAUST 2.000
3ª MAYA SILVA 1.000
4ª LIA FARIAS 860

Surf Adaptado
1º LUCIANO NEM 3.000
2º MIGUEL JR 2.275
3º FIDEL TEIXEIRA 2.190
4º CLÁUDIO BRUM BUCKOWSKI 1.280

Soul Surfer
1º BRUNO PEREIRA 2.590
2º JAISON PACHECO 2.085
3º BRUNO PIEMONTEZ 2.070
4º FELIPE SOUZA 2.000

40+
1º RIOMAR RODRIGUES 2 .165
2º DEIVID LEMOS 1.780
3º DIEGO LIMÃO 1.670
4º BRUNO DE BONA PENKAL 1.665

Fonte | Portal A Hora

Últimas notícias

ORLEANS | Acompanhe o trabalho de atendimentos no Hospital Santa Otília

Confira como foi os atendimentos das últimas 24 horas...

Projeto social acolhe mais de 50 crianças e jovens através do basquete

O basquete mudou a vida do professor Célio Matias...

Jovem grávida é socorrida após sofrer agressão

Uma gestante de 21 anos foi atendida por equipes...

Rincão celebrou o Mês da Pessoa Idosa com atividades

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Balneário...

Notícias Relacionadas