Projeto social acolhe mais de 50 crianças e jovens através do basquete

Em Tubarão, o esporte se tornou ferramenta para transformação

O basquete mudou a vida do professor Célio Matias na juventude. Agora, ele usa o esporte para transformar o dia a dia de mais de 50 crianças e adolescentes na EMEB Faustina da Luz Patrício, em Tubarão.

O projeto social é gratuito e acontece no contraturno escolar. Algumas das crianças participantes enfrentam desafios como autismo, TDAH e sintomas de depressão.

Com experiência em iniciativas apoiadas pela Federação Catarinense de Basquete e pela Trimania, Célio decidiu manter o trabalho mesmo após o fim do apoio institucional.

Para isso, criou com o irmão a Associação Desportiva Recreativa e Cultural Meninos de Ouro (Asserec), responsável por arrecadar recursos, como, por exemplo, através da campanha “Latinha Solidária”, que financia o lanche dos alunos que permanecem no ginásio após as aulas.

“Resolvi retomar por conta própria, porque as crianças estavam quase o ano inteiro paradas. Elas saem da escola e ficam aqui até 19h”, diz o professor.

Além dos avanços esportivos, o projeto já influenciou o desempenho escolar de várias crianças. Segundo Célio, há casos de alunos que melhoraram as notas para poder continuar treinando.

“O esporte fez com que eles mudassem a rotina e buscassem melhores resultados nos estudos”, explica.

Célio é visto pelos alunos como mais do que um treinador: é um exemplo. Ele sonha em levar os pequenos para competições, oferecer melhores equipamentos e ampliar as atividades.

“Gostaria de fazer muito mais. Estamos buscando apoio para garantir tênis, uniformes e lanche. Tenho certeza de que esse projeto ainda vai crescer”, afirma.

Fonte | Sul Agora

Últimas notícias

Após tentativa de fuga, homem é preso transportando 740 kg de maconha

O 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR) apreendeu mais...

Acompanhe o trabalho de atendimentos no Hospital Santa Otília de Orleans

Atendimentos das últimas 24h00 tivemos no total de atendimentos: -No...

Homem mata esposa de 35 anos e filha de 5 anos em SC

A Polícia Militar atendeu uma grave ocorrência de duplo...

Foragido por estupro é preso na casa da mãe

Um homem de 49 anos foi preso no Balneário...

Matrículas para a rede estadual de ensino de SC começam nesta quinta-feira

O período de matrículas de estudantes na rede estadual...

Notícias Relacionadas