Grupo Movimento trilha na Praia do Saquinho, em Florianópolis

As mesmas pessoas que acordam cedo quase todos os dias da sua vida para trabalhar, nem sempre estão dispostas a fazer o mesmo para cuidar da saúde física, proteger a saúde mental ou vivenciar momentos de lazer. Esta não foi a postura de 24 membros do Grupo Movimento, de Siderópolis, neste domingo, dia 5. Eles acordaram antes das 4 horas da madrugada para viajar até Florianópolis.  “Há dez anos costumamos nos reunir para juntos conhecermos lugares diferentes. Hoje, o local escolhido foi a praia do Saquinho, localizada no extremo sul da ilha”, informou a organizadora, Josiane Carla Ronsoni.

O percurso de aproximadamente dois quilômetros inicia na praia da Solidão, segue pelo costão e pode ser feito em 40 minutos. Um trilho pavimentado com concreto, com muitas subidas e descidas íngremes e tortuosas foi construído em todo o caminho que é bastante sombreado pela mata. Segundo um morador local e dono de um pequeno restaurante, conhecido como Quirino, em 1977, viviam lá 17 famílias e aproximadamente 170 pessoas. Atualmente, as casas simples abrigam poucos moradores.

Franciele Bettiol é concursada como professora de Educação Física, no município de Siderópolis. Solicitou uma licença sem vencimento e passou três meses na Itália. Depois, foi trabalhar numa sorveteria em Apolda, na Alemanha. Ela aproveitou o passeio para reencontrar o grupo do qual participa há oito anos. “Lá fora tem lugares espetaculares, mas não tem um grupo como esse que é como uma família. A sorte é que lá tem muitos parques e dá pra caminhar, mesmo sozinha. Mas aqui a gente ri, brinca, faz novas amizades, sinto falta”, confessou.

Grupo Movimento trilha na Praia do Saquinho, em Florianópolis

As adolescentes Ana Cristina de Leão de Souza e Sofia Savicki Vier foram as únicas do grupo a tomar banho na cachoeira da Praia da Solidão e no mar.  Ana Cristina fez cinco trilhas a pé andando em praias e no meio do mato, duas em jipes e uma de bicicleta. Sofia ainda não conhecia a capital catarinense. “Gostei, mas cansei bastante. Esta é minha primeira trilha. Eu queria ter tido mais tempo pra tomar banho e pensei que a gente iria em outros lugares, como no centro da cidade”, comentou Sofia.

Para saber mais sobre a história e organização deste grupo, assista o documentário Nas Trilhas com Grupo Movimento.

 

 

Ana Lúcia Pintro

Professora Matemática (Criciúma e Cocal do Sul)

Acadêmica de Jornalismo (SATC)

Últimas notícias

Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001

Ao longo dos anos, os Estados Unidos perderam relevância...

Diploma digital passa a ser obrigatório em todo o país – entenda

Desde 1º de julho de 2025, estudantes formados em...

Braço do Norte | Cptura 117 escorpiões em ação única

O município de Braço do Norte vive um momento de alerta...

Homem é preso na região com pornografia infantil em Sangão

A Polícia Civil deflagrou ontem a quarta fase da...

Notícias Relacionadas