Atendimento humanizado é um diferencial e tanto para quem passa por momentos difíceis
E um estudante de Medicina, que liga para os pacientes dias após a consulta, é a prova disso. O jovem acabou viralizando com alguns vídeos compartilhados nas redes sociais, onde mostra o gesto de afeto e carinho.
Lurdiano Freitas estuda na Faculdade de Ciências Médicas Afya, em Ipatinga, Minas Gerais. Lá, o futuro médico criou o projeto “Ligações de Afeto”. Depois de atender os doentes da UBS Caravelas, o profissional liga e pergunta se o tratamento deu resultado.
Em um dos vídeos, Lurdiano acompanha o paciente seu Joaquim na busca pelo resultado de um exame feito pelo idoso. “Tudo bem com o senhor? É o menino que atendeu o senhor aqui no posto”, disse Lurdiano. Depois de buscar o exame, ele faz questão de deixar o homem em casa!
Criando conexões
O projeto não surgiu à toa e foi pensado em conjunto com a professora Aiala Xavier e a colega de estágio Luana Clara.
A ideia veio depois do grupo identificar que era necessário um atendimento maior, algo que desse atenção para a relação entre profissionais da saúde e pacientes nas Unidades de Saúde Básicas do país.
“Ao oferecer cuidados que vão além do aspecto puramente técnico, temos a oportunidade de criar conexões significativas com os pacientes, o que proporciona uma sensação de realização e propósito na prática clínica”, disse o estudante em um dos vídeos.
Além disso, a atenção e o carinho também proporcionam um vínculo forte entre ambas as partes e melhoram a adesão ao tratamento.
Seu Joaquim
E uma semana depois de ser atendido pelo grupo na UBS Caravelas, seu Joaquim recebeu o telefone.
“Vai vir ver nos hoje? Estamos com saudade do senhor”, disse Lurdiano no telefone.
O estudante explica que nesse dia, estavam esperando o resultado de um exame feito pelo idoso sair.
“Ao chegar pro atendimento o exame tinha saído, mas ele não tinha conseguido ir buscar, então decidimos ir buscar o exame com ele”, narra o profissional.
O grupo então levou o idoso para buscar o exame e depois deixou o homem em casa.
“E assim cada dia que passa vou aprendendo que minha profissão não se resume a um consultório, não se resume a um atendimento e sim sobre uma alma humana tocando a outra”, refletiu Lurdiano.
Atendimento humanizado
E não é só nas ligações que Lurdiano e o grupo mantém o atendimento humanizado.
Presencialmente, também é possível ver todo o carinho do rapaz com os pacientes, sempre buscando uma abordagem entendível e repleta de afeto.
Em um outro vídeo, o estudante usa adesivos para facilitar a identificação dos idosos com baixa ou nenhuma leitura na hora de tomar os medicamentos.
“Esse aqui com a bolinha vermelha você vai levar na farmácia, esse aqui de verde é o exame que você vai fazer e esse aqui de azul é o encaminhamento do senhor para o nefrologista”, disse o futuro médico para o paciente.
Todo paciente importa
O atendimento humanizado vem se tornando uma tendência positiva e essencial entre médicos de diversos países.
Aqui no Brasil, muitos hospitais e profissionais têm se preocupado em colocar o paciente no centro das atenções. Para os pesquisadores, essa é uma das premissas da Saúde 4.0, que vem ganhando forma desde o final da pandemia.
É sempre positivo ver o quanto a empatia, o respeito e a solidariedade tem tomado de conta das socientes. E que só cresça!
Veja o tratamento do grupo com os pacientes:
O atendimento de Lurdiano com os pacientes no presencial também é diferenciado: