Escola de Rancho Queimado promove economia e alimentação saudável com o Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”

O Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” está transformando a realidade de alunos e professores em diversas instituições de ensino catarinenses

A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais.

Após o sucesso das atividades na Escola de Ensino Integral Casildo João Maldaner, em Rancho Queimado, o Senar/SC e o Sindicato Rural colocaram em prática uma nova etapa do projeto. A horta foi iniciada em junho e, neste mês de setembro, depois da colheita das hortaliças, iniciou o projeto-piloto, como foco na compostagem. A diretora da escola, Joanita Zimmermann dos Santos, agradeceu o apoio do Sistema Faesc/Senar/Sindicato e elogiou o instrutor do Senar/SC, Gilsonei Duarte, pelos ensinamentos sobre a importância do meio ambiente para a terra.

Ela ressaltou que o cultivo da horta escolar promove a consciência socioambiental nas crianças, gerando responsabilidade e respeito ao planeta. “Os alimentos produzidos são utilizados no preparo das refeições da escola e foi possível até cancelar o fornecimento de alguns temperos como: salsinha, cebolinha verde e até alface nas compras mensais para merenda, gerando economia e garantia na qualidade no que está sendo consumido”, afirmou Joanita. Os alunos também puderam levar vegetais para casa, integrando um projeto de alimentação saudável desenvolvido pela escola.

A diretora destacou, ainda, que o trabalho com a horta estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos, como comunicação, planejamento, cooperação, respeito ao meio ambiente e responsabilidade.

“Construir a horta com suas próprias mãos e vê-la trazendo bons resultados aumenta a autoestima das crianças, que se sentem orgulhosas, além de estimular o consumo desses alimentos. É satisfatório ver a alegria e responsabilidade de cada criança nos momentos de cuidar deste nosso cantinho. Preparar a terra, plantar, cuidar, regar e colher… Tudo é feito com muito amor e carinho”, concluiu a diretora.

O instrutor Gilsonei Duarte reforçou o sucesso do projeto na escola e mostrou-se otimista com os próximos passos do “Horta Escolar”, agora com foco na compostagem.

O presidente do Sindicato Rural de Rancho Queimado, Guido Hamm, realçou a satisfação com os resultados do projeto e destacou o quanto a iniciativa é importante para a educação das crianças. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça o êxito do projeto, que promove hábitos saudáveis e ajuda a desenvolver competências de planejamento, gestão, resolução de problemas e valorização ao meio ambiente. “Os resultados têm impactado positivamente as escolas e o dia a dia dos alunos e isso motivou a desenvolver uma segunda etapa da iniciativa, que trabalhará a compostagem”.

PLANTANDO PARA O FUTURO

O “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” é destinado a alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e visa promover a educação ambiental de alunos e da comunidade, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. Implementada no ano passado, a iniciativa já contabiliza a participação de várias turmas e centenas de alunos de diversas escolas.

As atividades do “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” iniciam com teoria, trabalhada de forma lúdica, abordando temas como a preservação dos recursos naturais. Na sequência são organizados os canteiros com utilização dos recursos disponíveis (solo, calcário e adubo orgânico) e, em seguida, os alunos semeiam as sementes de hortaliças e fazem o plantio das mudas.

Após essa primeira etapa do projeto, desenvolvido com a coordenação do Senar/SC, os alunos e seus professores ficam responsáveis pelo manejo posterior da horta. A partir de agora, a iniciativa conta também com a etapa de compostagem.

 

Fonte da informação:

MB Comunicação Empresarial

Organizacional/Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin

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