Eleições 2024: posso votar sem o título de eleitor?

A Justiça Eleitoral aceita uma série de documentos oficiais com foto para comprovar a identidade da eleitora ou do eleitor

Você é do time que acorda cedo e sai para votar assim que a seção eleitoral abre ou prefere esperar as horas finais para confirmar a escolha dos candidatos? Não importa a hora, o importante é comparecer e expressar a vontade política. No dia da eleição, é muito comum eleitoras e eleitores esquecerem o título de eleitor na hora de se identificar aos mesários. E agora, ainda é possível votar? Sim.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para votar nas Eleições Municipais de 2024 caso não apresente o título eleitoral.

Você está em dia com a Justiça Eleitoral?

O primeiro passo para votar no pleito é consultar a situação eleitoral. Até 8 de maio, dia de fechamento do cadastro eleitoral, eleitoras e eleitores podem regularizar pendências que impedem a votação. Para quem ainda não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, o prazo é até 8 de abril.

Para fazer a consulta, acesse o site do TSE e vá até a aba “Serviços”, localizada no canto superior direito. Escolha a opção “Situação Eleitoral”, informe o número do CPF e clique em “Consultar”. Pronto. Você saberá se o título eleitoral está regular ou não.

Em caso de situação irregular, é só clicar, também na aba “Serviços”, em “Autoatendimento Eleitoral. Depois, escolha a opção “Título Eleitoral” e, em seguida, “Regularize seu título eleitoral cancelado”.

Vale lembrar que serviços como cadastro biométrico pedem a presença do solicitante em um cartório eleitoral. Se for o caso, o próprio sistema de autoatendimento fará o alerta e indicará o melhor local para o atendimento presencial.

É possível votar sem o título eleitoral?

Sim. Antes de sair de casa e se apresentar na seção eleitoral, leve com você um documento oficial com foto, que esteja legível, para comprovar sua identidade. As opções aceitas para votar são:

  1. Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis);
  2. Passaporte;
  3. Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
  4. Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei;
  5. Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Também é possível comprovar a identidade pessoal com o e-Título, desde que tenha foto e cadastro das impressões digitais na Justiça Eleitoral. O aplicativo funciona como uma via digital do título de eleitor.

Mas se você tem o título eleitoral em versão física e faz questão de apresentá-lo na hora de votar, ainda assim é necessário apresentar um dos documentos descritos acima, já que o título não tem foto da eleitora ou do eleitor.

Qual a data das Eleições Municipais de 2024?

Anote na agenda: o primeiro turno do pleito será dia 6 de outubro. Já o segundo turno, que pode ocorrer nas cidades com mais de 200 mil habitantes para eleições majoritárias (prefeito), está marcado para o dia 27 de outubro. O horário para votação nos dois turnos é das 8h às 17h (horário de Brasília).

Este ano, serão realizadas em 5.569 municípios do Brasil eleições municipais, que ocorrem a cada quatro anos. Mais de 53 milhões de eleitoras e eleitores vão às urnas escolher representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Saiba mais sobre a função de cada um deles.

Quer tirar o primeiro título eleitoral?

Se você já tem ou vai completar 16 anos até o dia 6 de outubro, já pode solicitar o alistamento eleitoral e participar das Eleições Municipais de 2024. O processo é muito simples: acesse o serviço on-line da Justiça Eleitoral e escolha a opção “Título Eleitoral”. Depois, clique em “Tire eu título eleitoral” e siga as orientações.

De acordo com a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativos para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.

O serviço está disponível até 8 de maio. Para quem não tem biometria, o prazo para solicitar a primeira via do título é 8 de abril.

Últimas notícias

Maratonista de 91 anos participa de corrida de rua Live Run! XP, com Rexona, em Balneário Camboriú

Francisco Lima começou a correr aos 75 anos e...

FEMAMA promove painel sobre testagem genética e cânceres femininos no 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

Em evento, a Federação irá destacar a necessidade de...

Estudantes do Paraná participam de campeonato de cubo mágico e visitam pontos turísticos de Criciúma

Um grupo de 35 pessoas, sendo 19 crianças, da...

Festival do Imóvel atraiu público interessado no mercado imobiliário na Grande Florianópolis

Com opções de financiamento para diferentes públicos e imóveis...

FEMUSC bate recorde de candidatos com mais de 1,7 mil inscrições

O maior festival-escola  da América Latina acontece de 12...

Notícias Relacionadas