Dólar mais caro faz número de turistas argentinos disparar em SC

Com moeda norte-americana valendo mais do que R$ 6, consumo no Brasil fica mais em conta para eles.

A alta do dólar tornou Florianópolis (SC) um destino ainda mais atraente para turistas argentinos nesta temporada de verão. Com a moeda norte-americana ultrapassando a marca de R$ 6, os custos no Brasil ficaram mais acessíveis para os vizinhos sul-americanos. Isso fez com que o número de turistas argentinos aumentasse significativamente em relação a temporadas anteriores.

A região de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, transformou-se em um verdadeiro enclave argentino, com turistas trazendo sua cultura, comidas típicas como o choripán e empanadas, e até a tradicional camiseta do jogador Lionel Messi.

Segundo a Secretaria de Turismo de Florianópolis, o aumento no número de argentinos foi de cerca de 15% em relação ao verão passado, impulsionado não apenas pelo câmbio favorável, mas também pela eliminação de taxas adicionais sobre o uso de cartões de crédito.

Para o comerciante Ricardo Portillo, a economia argentina, fortemente dolarizada, torna as férias no Brasil muito mais vantajosas. “É muito mais barato vir de férias para cá do que [ficar] na Argentina”, afirma.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH-SC) também destaca a alta ocupação dos hotéis na região, com índices superiores a 90%, impulsionados, principalmente, pelos turistas internacionais.

Além dos argentinos, a presença de chilenos também foi significativa, o que garantiu emprego para Santiago Godoy de Toledo, que trabalha como recreador. “No verão de Florianópolis, vale mais [o espanhol] do que o inglês. É a peça chave”, ressalta.

Assim, a alta do dólar não só impactou positivamente o turismo em Florianópolis, mas também mostrou a força da proximidade entre Brasil e Argentina como fator essencial para o desenvolvimento do setor turístico da região.

Por HC

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas