CPMA e Município renovam parceria para cumprimento de penas alternativas em Laguna

Acordo garante prestação de serviços à comunidade e reintegração social.

A Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) e o município de Laguna prorrogaram por mais cinco anos a parceria que viabiliza o cumprimento de penas alternativas por meio de serviços comunitários. O termo de cooperação técnica entre o município e as instituições envolvidas foi apresentado nesta semana pela coordenação da CРМА.

O acordo assegura que os prestadores de serviço à comunidade, em cumprimento de medidas alternativas, possam continuar suas atividades em instituições parceiras, conforme as diretrizes estabelecidas. “A renovação do termo reforça o compromisso de colaboração mútua, assim como garante a continuidade e o aprimoramento dessas ações como instrumento eficaz de reintegração social”, destaca o coordenador Aderson Pinho Remor Filho.

Atualmente, a CPMA de Laguna, vinculada à Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social e ao Departamento de Policia Penal, acompanha 133 prestadores de serviço. Eles são distribuídos entre as instituições parceiras, onde desempenham funções que contribuem para o bem-estar social e sua própria ressocialização.

Em 2024, oitavo ano de atividades na comarca, a unidade acompanhou mensalmente 616 processos, dos quais 475 referiam-se a cumpridores das penas privativas de liberdade, e 141, das restritivas de direito, em que se inserem as pessoas que prestam serviços à comunidade. A equipe prestou 2.405 atendimentos técnicos a pessoas em alternativa penal, 321 encaminhamentos para a rede de atendimento e 151 visitas domiciliares. Ainda, recebeu 277 processos pela 1ª Vara Criminal e encerrou 178. Em relação ao regime aberto, foram recebidos 210 e encerrados 142 processos, além de 256 encaminhamentos para a rede.

No passado, 98 instituições foram parceiras da CPMA para encaminhamento desses prestadores de serviços. A central destaca como pontos importantes deste esforço conjunto o acesso a recursos adicionais, a ampla rede de serviços, o apoio profissional, a especialização e experiência e a promoção da reintegração comunitária.

Entre os projetos elencados pela CPMA para este ano está a realização de campanhas de divulgação e sensibilização a fim de informar a comunidade sobre a existência e os benefícios das penas e medidas alternativas. O intuito é promover uma compreensão mais ampla e positiva sobre o trabalho.

 

Taina Borges

NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste

Últimas notícias

Florianópolis é o quinto destino mais procurado por turistas latino-americanos

A cidade de Florianópolis é o quinto destino mais...

Homenagem merecida aos atletas da Apae de Gravatal

Cinco atletas da Apae de Gravatal foram homenageados com...

Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001

Ao longo dos anos, os Estados Unidos perderam relevância...

Diploma digital passa a ser obrigatório em todo o país – entenda

Desde 1º de julho de 2025, estudantes formados em...

Notícias Relacionadas