Dor no estômago, azia ou queimação frequente podem ser sinais de alerta para a presença da Helicobacter pylori (H. pylori), bactéria associada a diversas doenças gastrointestinais. Para ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce, a Panvel passa a oferecer, a partir de janeiro, o exame para detecção da H. pylori em seu portfólio de serviços.
A Helicobacter pylori é uma bactéria que se aloja no estômago e está presente em cerca de metade da população mundial. Embora muitas pessoas não apresentem sintomas, a infecção pode causar gastrite crônica, úlceras gástricas e, em casos mais graves, aumentar o risco de câncer de estômago.
O novo exame tem valor de R$ 39,99 e integra a estratégia da rede de facilitar o acesso a práticas essenciais, reforçando o cuidado com a saúde digestiva. O teste rápido é realizado nas lojas que contam com Panvel Clinic (consulte as filiais participantes). A identificação dos anticorpos do H. pylori é feita por meio de amostras de sangue obtidas por punção digital, um método rápido e indolor, e o resultado é entregue em até 15 minutos. Não há necessidade de prescrição médica.
A detecção precoce da H. pylori é fundamental para evitar complicações e garantir um tratamento adequado. Muitas vezes, sintomas comuns do dia a dia são ignorados, mas podem indicar problemas mais sérios. Por isso, é importante também consultar um especialista.
Principais causas associadas à gastrite
-Uso prolongado de medicamentos como aspirina e anti-inflamatórios
-Consumo excessivo de álcool
-Tabagismo
-Infecção pela bactéria Helicobacter pylori
-Gastrite autoimune, quando o sistema imunológico ataca as células do estômago
Sintomas mais comuns
Dor de estômago intensa
Azia ou queimação
Indigestão
Sensação de estufamento
Perda de apetite
Náuseas e vômitos
Presença de sangue nas fezes ou no vômito
Fonte: Ministério da Saúde





















