Azeites brasileiros eleitos entre os melhores do mundo; veja

Prosperato Picual, Sabiá, Casa Colombi e Estância das Oliveiras ganharam prêmios pela qualidade, pelo equilíbrio e pelas propriedades nutritivas

Os azeites do Brasil têm lá seus segredos e magias. Numa das mais prestigiadas competições do mundo, a EVO iOOC Itália os azeites brasileiros estão entre os melhores ao lado de produtores tradicionais, como os gregos, turcos, portugueses, italianos e espanhóis.

O Prosperato levou o melhor Prêmio Internacional do Hemisfério Sul. Ganharam medalha de ouro Estância das Oliveiras e Casa Mantiva Blend da Jequitiba, categoria blend, Azeite Sabiá, como melhor monovarietal, e Casa Colombi.

A competição reuniu produtores de 28 países, inclusive candidatos fortíssimos, que também ficaram bem colocados, mas deu Brasil! Os brasileiros ocuparam o topo do podium.

Explicações

Os especialistas afirmam que uma série de fatores influencia na produção de um azeite de qualidade. A começar pelo clima favorável, pelo solo rico e pelas técnicas avançadas de cultivo e produção.

No caso dos brasileiros, os produtores de azeites passaram a inovar nas técnicas e mecanismos de uns anos para cá.

Os brasileiros investiram em técnicas de sustentabilidade, o que leva à fabricação de um azeite com mais pureza, sabor equilibrado e propriedades nutritivas, como os produzidos nos países mediterrâneos.

Os melhores

O concurso EVO iOOC na Itália analisou azeites já premiados e os novos que concorriam pela primeira vez, sempre por região.

Prosperato é um azeite que tem um Frutado verde, com amargo e picante equilibrados. Tem uma mistura de tomate verde, alcachofra e pimentão doce.

O azeite Sabiá tem um sabor frutado intenso, com toques que lembram folha de tomate, maçã verde e aromas de ervas e gramas cortadas.

Já o azeite Mantiva Oliva reúne um aroma com notas herbáceas, grama cortada, maçã vermelha e um final amendoado.

O azeite brasileiro Casa Colombi, produzido em Maria da Fé, na Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais, é avaliado como um raro tipo frutado e picante.

As informações sobre a competição na Itália podem ser encontradas aqui

Espalhe notícia boa!

Só Notícia Boa

Foto: Freepik

Últimas notícias

Gravatal já tem 14 focos do Aedes aegypti em 2025

Um novo foco do mosquito Aedes aegypti (transmissor da...

32ª Festa do Peixe terá grandes atrações em Balneário Arroio do Silva

O primeiro fim de semana do mês de julho...

Mulher é presa por envolvimento com exploração sexual infantil

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11, na região...

Congresso em Criciúma discute os desafios do sistema prisional e caminhos para a ressocialização

No próximo dia 24 de junho, Criciúma sediará o...

Faleceu aos 89 anos o Sr. Celestino Antônio Estevam mais conhecido por “Tim”

Faleceu ontem dia (11) no hospital de Urussanga aos...

Notícias Relacionadas