Anatel lança painel público com informações sobre a afetação nas redes de telefonia móvel em SC e RS

As informações são enviadas e atualizadas diariamente pelas prestadoras Claro, Tim e Vivo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou, em seu portal, um painel de dados que permite ao público monitorar a situação operacional das redes móveis das prestadoras Claro, Tim e Vivo nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além do balanço estadual, a informação é detalhada por percentual de falta de sinal das redes móveis afetadas pelas enchentes (afetação) por município. O painel é atualizado diariamente às 21h.

As informações estão em tabela consolidada que apresenta dados situacionais das prestadoras, quanto a ausência de afetação, afetação parcial ou total. A partir dessa tabela é possível filtrar os dados para, por exemplo, identificar os municípios 100% afetados, isto é, onde nenhuma prestadora está com sinal ativo. Para isso, basta selecionar a opção “TOTAL” na coluna “Afetação Geral no Município”.

Em relação aos municípios, há também o recurso de representação da situação das redes em mapas, sendo necessário a seleção de uma data nos filtros do espaço superior da página para que o mapa exiba as informações. Os dados também foram disponibilizados em gráficos para facilitar a avaliação da evolução diária de cada prestadora, e, adicionalmente, traz uma visão consolidada dos municípios.

Em nota lançada na quarta-feira (8/5), a Anatel detalhou as ações em andamento para manter e recuperar o acesso da população gaúcha e catarinense aos serviços de telecomunicações. A nota está disponível aqui. A Agência está atuando em conjunto com outros órgãos governamentais e setoriais para recuperação do serviço, e o funcionamento dos alertas de emergência utilizados pelas defesas civis.

Entre as ações coordenadas pela Anatel está a habilitação de roaming aberto gratuito entre prestadoras, em municípios em que haja redes 100% afetadas. Dessa forma, os clientes estão sendo atendidos pelo sinal de outras prestadoras ativas. Caso o terminal do cidadão não se conecte automaticamente à outra rede, sugere-se que se promova a ativação do serviço de roaming nas configurações do aparelho, e a “Seleção automática de rede”, para que o aparelho busque a conexão.

TELEFONIA MÓVEL (BOLETIM DE 10/05 ÀS 19HS):

Estado do Rio Grande do Sul – 497 municípios no total:

  • 344 municípios sem afetação;
  • 150 municípios com afetação parcial, onde há ao menos alguma prestadora com cobertura ativa;
  •  3 com afetação total, nenhuma operadora disponível: Ivorá, Tabaí e Tunas.

Estado de Santa Catarina – 295 municípios no total:

  • 288 municípios sem afetação;
  • 7 com afetação parcial, onde há ao menos alguma prestadora com cobertura ativa;
  • Nenhum 100% afetado;

Por fim, a Agência informa que os dados deste boletim e do painel trazem correção da contabilização de municípios com afetação parcial e total em relação às divulgações anteriores.

 

Últimas notícias

Polícia Civil cumpriu na cidade de Guaramirim, mandado de prisão ocorrido em 02/11/2020

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

A Polícia Civil de Santa Catarina alerta a população sobre uma nova tentativa de phishing envolvendo intimações falsas

Golpistas estão enviando intimações com a alegação de serem...

Esporte e saúde: assistir a jogos pode fazer bem para bem-estar mental e físico

Pesquisa pioneira analisou efeitos na qualidade de vida de...

Em agosto, APAE Cocal do Sul realiza deliciosa “Noite das Sopas”

Ingressos já estão disponíveis para o evento que oferecerá...

Notícias Relacionadas