O 9º Prêmio Acic de Matemática chega à segunda fase neste sábado, 11, quando 1,2 mil estudantes realizarão a prova na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Participam alunos do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental, representando 13 municípios da região.
Ao todo, a iniciativa contempla 151 escolas das redes municipais e estadual de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
As provas serão discursivas e terão seis questões por ano escolar. Para sua elaboração, a equipe técnica considera as competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Matemática.
Os gestores das escolas, assim como os familiares dos estudantes, poderão acompanhar todo o processo da prova, aguardando em local específico preparado pela entidade.
Os desempenhos irão definir os finalistas desta edição, que serão conhecidos no dia 11 de novembro. A divulgação ocorrerá no site da Acic.
Estímulo à educação de qualidade
“Nas últimas décadas, a educação tem sido uma forte bandeira da Acic, pois compreendemos que fomentar o ensino público de qualidade tem um efeito transformador e inclusivo. Fortalecer a educação é mudar realidades e promover o desenvolvimento socioeconômico”, avalia o presidente da Acic, Franke Hobold.
“Além do impacto direto na vida das pessoas – que são o maior patrimônio de uma organização, cidade, região ou país – qualificar a educação reflete no desempenho das empresas, ampliando sua competitividade e longevidade. Por isso, a Acic tem buscado parceiros e realizado investimentos em ações que mobilizam o processo educacional, com foco na melhoria da formação das crianças e dos jovens da nossa região”, acrescenta Hobold.
Coordenadora do prêmio, a professora Marlene Pires também destaca o impacto da iniciativa na qualidade da educação pública. “Acreditamos que essa ação expressa o compromisso da Acic em gerar resultados com responsabilidade, pois a expectativa é de um alcance muito maior do que apenas a realização de uma prova. Os relatórios de desempenho estudantil trazem à reflexão o planejamento do ensino e da aprendizagem em Matemática”, ressalta.
“Para os estudantes, o prêmio representa a oportunidade de desenvolver suas habilidades e, ao final do concurso, viver a expectativa de ser premiado e de participar de eventos externos”, complementa a coordenadora.
Premiação
De acordo com o desempenho obtido, os estudantes finalistas do prêmio receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados. As escolas e os professores também serão reconhecidos com certificados de Honra ao Mérito.
Os eventos de premiação estão previstos para os dias 11 de novembro (Prêmio Acic de Língua Portuguesa) e 26 de novembro (Prêmio Acic de Matemática), ambos na sede da entidade empresarial.
Colaboração: Comunicação Acic