Encontros reuniram 90 pessoas durante aulas teóricas e práticas na universidade
Aprender cuidados básicos, mas essenciais, para auxiliar idosos e pessoas acamadas foi o foco de um curso promovido na Unesc por meio de uma parceria com a Credisol. Divididos em duas turmas, 90 alunos participaram de dez encontros, com aulas teóricas e práticas.
Uma das alunas a concluir o curso foi Sandra Domingos dos Santos. Aos 53 anos de idade, Sandra ficou sabendo da oportunidade por meio da nora que é colaboradora da universidade. “O curso meu ajudou muito! Minha mãe estava doente e, por conta das aulas, eu soube como cuidar dela. Tenho formação como técnica de enfermagem, mas não exerço a profissão. Então, com as aulas eu adquiri muito conhecimento novo e pude relembrar alguns que eu já tinha. Os professores foram ótimos e ainda fiz muitas amizades”, conta Sandra.
Segundo a Coordenadora da Pós-Graduação e Unesc Level, Mágada Tessmann, as aulas práticas foram feitas em pequenos grupos para facilitar a aprendizagem. “Os alunos puderam realizar atividades que um cuidador tem, como, por exemplo, transportar ou auxiliar o paciente a sair da cama para a cadeira de rodas, ou para a cadeira de banho, ou ainda para um sofá. Também aprenderam cuidados com alimentação via oral e por meio de sondas, além de cuidados com feridas simples. Também teve prática sobre manobras de reanimação cardiopulmonar e sobre como cuidar dos pacientes que utilizam oxigênio em casa”, destaca.
Todo o curso, promovido com os profissionais da Unesc, foi custeado pela Credisol e os alunos foram atendidos gratuitamente. “Ficamos muito satisfeitos com essa parceria que trouxe conhecimento, segurança e ampliou as competências dos alunos. O cuidador de idoso tem um papel social muito importante e com o envelhecimento da população, multiplicar esses conhecimentos é cada vez mais necessário. É raro hoje uma família que não tenha esse tipo de demanda, por isso, temos certeza de que essa ação trará impactos positivos à comunidade regional”, destaca Luiz José Damázio, presidente da Credisol. Ainda segundo o presidente, investir em ações como o curso está dentro do foco em responsabilidade social da Credisol, que procura iniciativas que tragam benefícios à comunidade.
O Brasil já soma mais de 30 milhões de idosos. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que até 2070, a quantidade de pessoas acima dos 60 anos represente 35% da população do país. “A Credisol foi muito sensível à questão do cuidado ao idoso e das pessoas com limitações físicas para se locomover. O curso também orientou cuidador a estimular o autocuidado para os idosos a fim de evitar que a pessoa que tem capacidade, abandone o autocuidado e permaneça na dependência. Assim, eles vão estimular a independência desses idosos na maior parte de atividades diárias possíveis. O curso foi muito positivo, os alunos aproveitaram muito bem o tempo e já estão colocando em prática os conhecimentos adquiridos”, destaca a coordenadora.
–
Texto: Karol Carvalho – Alfa Comunicação e Conteúdo