Declaração Ministerial do GT Agricultura do G20 destaca sustentabilidade na produção e enfrentamento às mudanças climáticas

Ao todo, 23 ministros e autoridades ministeriais, além de representantes de quase 50 países chegaram a um consenso, depois de cinco anos, para a elaboração do documento

Concluída nesta sexta-feira (13), a reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 – última etapa de debates do grupo – apresentou a Declaração Ministerial elencando, entre os quatro temas escolhidos para a discussão deste ano, a sustentabilidade da agricultura e sistemas de produção resilientes e inclusivos para enfrentamento das mudanças climáticas como principais pontos.

A reunião ministerial durou dois dias (12 e 13) e foi realizada no município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, logo após a rodada de reuniões técnicas (10 e 11), no mesmo local. Os encontros contaram com a participação de 43 delegações dos países membros do G20, convidados e organismos internacionais, registrando a maior adesão de ministros desde a criação do GT Agricultura, em 2011.

Ao todo, 23 ministros e autoridades ministeriais, além de representantes de quase 50 países chegaram a um consenso, depois de cinco anos, para a elaboração da Declaração Ministerial. Em 38 tópicos, divididos em quatro eixos temáticos, os ministros concordaram na implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade da produção de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional do planeta e, ao mesmo tempo, combatendo os efeitos adversos das mudanças climáticas.

As prioridades trabalhadas pelo GT Agricultura sob a presidência pro tempore do Brasil foram: Sustentabilidade nos sistemas agroalimentares em seus múltiplos aspectos; ampliar a contribuição do comércio internacional para a segurança alimentar e nutricional; elevar o papel essencial da agricultura familiar, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais na agricultura e nos sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e inclusivos e promover a integração da pesca e aquicultura sustentáveis nas cadeias de valor locais e globais.

Para chegar ao documento final, os pontos foram discutidos ao longo de todo o ano. A primeira reunião do GT Agricultura foi realizada em fevereiro, uma nova rodada ocorreu em em abril, depois nos meses de maio e junho com debates específicos para a agricultura familiar, pesca e aquicultura, aspectos científicos e pesquisa agropecuária.

No Brasil, o GT Agricultura foi coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com participação dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Pesca e Aquicultura (MPA), além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Diferente da carta apresentada pelo Grupo de Trabalho nos últimos cinco anos, a Declaração Ministerial representa um compromisso dos países signatários na implementação das políticas públicas estabelecidas no documento e serve para nortear a adoção das medidas por cada nação.

O documento também contou com a contribuição de grupos paralelos ao G20, ligados aos setores privados, comunidade científica, entre outros. Destes apontamentos, a Declaração destaca a necessidade de modelos de financiamento e colaboração para apoiar os produtores rurais na transição para um sistema alimentar global inclusivo e com aumento de produtividade, fortalecimento da cooperação multilateral na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza – instituída na presidência brasileira do G20 -, produtos da pesca e aquicultura na contribuição de uma alimentação saudável e nutritiva, além do engajamento das comunidades na transição para garantir um futuro energético justo e sustentável.

A Declaração ainda tem foco nos parâmetros a serem discutidos no âmbito da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza a ser discutida na cúpula de líderes do G20 em novembro.

 

Acesse aqui a Declaração Ministerial.

 

Informações à imprensa
[email protected]

Últimas notícias

Grupo de Acolhimento ao Luto promovera palestra para explicar o tema

O Grupo de Acolhimento ao Luto (GAL), de Orleans,...

Alerta para Mosca-das-Frutas inclui monitoramento ampliado

Monitoramento da mosca-das-frutas tem início Segundo o informado pela Empresa...

Maratona de Criciúma 2024 entra na reta final de inscrições para corridas em 13 de outubro

Maior corrida de rua do sul de Santa Catarina,...

PM apreende mais de 4 mil garrafas de vinho em SC

O caso foi registrado na madrugada desta terça-feira (17),...

Homem é agredido com socos e chutes ao cobrar dívida por venda de carro

A dupla teria chegado em um Gol branco e...

Notícias Relacionadas