Projeto Eco Pilhas, da SulGesso, promove descarte adequado de pilhas e baterias em Imbituba

Empresa instala pontos de coleta em diferentes locais de Imbituba para garantir o descarte correto desse material

Com o aumento do uso de tecnologias, o volume de lixo eletrônico, como pilhas e baterias, tem crescido de forma significativa. Esses materiais contêm componentes tóxicos, como chumbo, mercúrio e cádmio, que, quando descartados de forma inadequada, podem contaminar o solo, plantas, animais e até pessoas, trazendo sérios riscos à saúde e ao meio ambiente.

Diante dessa realidade e reafirmando seu compromisso ambiental, a SulGesso desenvolveu o Projeto Eco Pilhas. A iniciativa, que começou como uma necessidade interna da empresa, agora busca engajar toda a comunidade de Imbituba. Para isso, a SulGesso adquiriu caixas coletoras específicas para pilhas e baterias, distribuindo-as em diversos pontos da cidade, conforme explica a engenheira agrônoma responsável pelo projeto, Morgana Tuzzi.

“A ideia surgiu da necessidade interna de descartar corretamente esse tipo de material, como já fazemos com outros resíduos. No entanto, como a reciclagem é um tema fortemente abordado na SulGesso, decidimos estender a iniciativa à comunidade, comprando lixeiras específicas para pilhas e baterias e distribuindo-as pela cidade, conscientizando a população”, explica Tuzzi.

Quando os pontos de coleta estiverem cheios, as pilhas e baterias serão encaminhadas para descarte adequado. “À medida que as lixeiras espalhadas pela cidade atingirem uma quantidade significativa de pilhas, vamos recolhê-las e enviá-las para um centro de reciclagem especializado”, complementa a engenheira agrônoma.

Roger Rousseau, diretor de ESG (Environmental, Social, Governance) da SulGesso, destaca a importância de um descarte correto para evitar a contaminação do solo e da água. “Quando descartados no lixo comum, esses materiais podem ser danificados, liberando substâncias tóxicas que prejudicam o solo e os lençóis freáticos. Essa ação começou dentro da SulGesso, mas está conectada a uma preocupação global”, afirma Rousseau.

Fonte: Portal A Hora

Últimas notícias

Brasil será protagonista na soja, novamente

A safra global de soja 2025/26 deve atingir novo recorde, com...

Mês de julho reforça a luta contra as hepatites virais

Com foco na prevenção, diagnóstico precoce e informação, a...

Anúncio de recursos marca inauguração da APAE no Balneário Rincão

A inauguração da APAE, foi um dia para entrar...

Mais quatro cães são envenenados em Imbituba, desta vez, no Campo de Aviação, um mês após último caso

Mais um caso de envenenamento de cães abandonados, em...

Museu de Laguna está sem energia elétrica desde fevereiro

O Museu Casa de Anita, localizado no Centro Histórico...

Notícias Relacionadas