Animal foi encaminhado para Laguna, onde passará pelo processo de estabilização
Um lobo-marinho-subantártico foi resgatado na tarde desta sexta-feira, 16, na orla de Balneário Arroio do Silva. O animal, da espécie Arctocephalus tropicalis, foi retirado do local por volta das 15h pelo órgão ambiental Educamar e pela Polícia Ambiental de Maracajá. Após ser removido, ele foi encaminhado para estabilização no município de Laguna.
Segundo a coordenadora de pesquisa do Educamar, Suelen dos Santos, os órgãos ambientais foram acionados pelo Corpo de Bombeiros por volta das 15h dessa quinta-feira, 15. Ao todo, foram cerca de 24 horas de atendimento para remover o animal da orla da praia. “Após sermos acionados, nossa equipe de campo e uma veterinária se deslocaram até a localidade para fazer a avaliação física do lobo-marinho”, explicou a coordenadora.
Temporada de migração
Para a reportagem do Portal Engeplus, Suelen informou que o encalhe de animais marinhos são comuns nesta época do ano nas orlas das praias no Sul de Santa Catarina, principalmente por conta da temporada de migração das espécies. Por conta disso, a coordenadora alertou os cuidados que os banhistas precisam ter.
“Os encalhes são totalmente normais e acontecem nos momentos de migração dos animais em busca de alimentos e também de locais para descanso, como as regiões com águas mais quentes. Mas, durante o atendimento desta ocorrência tivemos problemas com as pessoas no local, já que estavam incomodando o animal e querendo levar ele para o mar. Porém, conseguimos resgatá-lo com sucesso”, pontuou a coordenadora de pesquisa.
Após receber o tratamento adequado em Laguna, o animal entrará no processo de reabilitação e será encaminhado para Florianópolis. Quando os atendimentos forem encerrados, ele será novamente solto no mar pelos órgãos ambientais.
Com informações do Engeplus





















