Memórias de Tubarão: dia para recordar o legado dos Ferroviários

Nesta terça-feira, dia 30 de abril, é dia de homenagear um profissional que tem forte ligação com o desenvolvimento de Tubarão: o Ferroviário.

A data recorda o dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, foi a primeira linha de ferro brasileira, inaugurada com uma viagem que contou com a presença do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina.

O início da relação de Tubarão com o modal ferroviário ocorreu, no entanto, 30 anos depois. A Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (EFDTC) foi inaugurada em 1º de setembro de 1884 e, para funcionar, contou, desde os primeiros apitos da Maria Fumaça, com o trabalho árduo e fundamental dos Ferroviários, trabalhadores que dedicam suas vidas ao transporte ferroviário.

Durante alguns anos, o trem foi o principal meio de transporte utilizado no Brasil. Era por meio das ferrovias que as mercadorias chegavam aos consumidores, bem como aos portos. O desenvolvimento das ferrovias foi gradual até a década de 20, quando começou a perder espaço para o setor rodoviário.

Mas, ainda hoje, o município de Tubarão mantém grande respeito pela atividade ferroviária. No bairro Oficinas – que recebeu este nome por ser sede das “oficinas” da Ferrovia – existe a rua dos Ferroviários, uma demonstração do carinho pela categoria. Ainda, a própria localidade cortada pela rua dos Ferroviários é conhecida como Vila dos Ferroviários.

Também em Oficinas fica o Museu Ferroviário de Tubarão, espaço dedicado à preservação da história da ferrovia do sul catarinense e, também do Brasil. Omaior acervo de locomotivas a vapor da América Latina é composto por máquinas a vapor, das quais 80% rodaram nos trilhos da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, vagões, documentos e outros objetos utilizados no transporte ferroviário.

O Arquivo Público e Histórico Amadio Vettoretti de Tubarão preserva também a memória dos ferroviários. Lá, estão guardados muitas fotos da época, livros e documentos, como cópia do Decreto n° 6.343, de 20 de setembro de 1876, que autoriza a Companhia da Estrada de Ferro Thereza Christina a funcionar no Império. O acervo é mais um importante reconhecimento ao legado construído pela Ferrovia e pelos Ferroviários.

Municipio de Tubarão

Últimas notícias

Florianópolis é o quinto destino mais procurado por turistas latino-americanos

A cidade de Florianópolis é o quinto destino mais...

Homenagem merecida aos atletas da Apae de Gravatal

Cinco atletas da Apae de Gravatal foram homenageados com...

Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001

Ao longo dos anos, os Estados Unidos perderam relevância...

Diploma digital passa a ser obrigatório em todo o país – entenda

Desde 1º de julho de 2025, estudantes formados em...

Notícias Relacionadas