TSE libera uso de marca de empresa privada no nome de urna para candidatos

Dúvida era se a proibição de marcas e produtos em propagandas eleitorais, prevista na Lei Geral de Eleições (9.504/1997), também se aplica ao nome da urna

Marcas ou siglas de empresas privadas poderão ser usadas no nome de urna dos candidatos às eleições municipais de 2024. O anúncio foi feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã desta segunda-feira, 1º, ao responder consulta feita por uma deputada de São Paulo.

A dúvida era se a proibição de marcas e produtos em propagandas eleitorais, prevista na Lei Geral de Eleições (9.504/1997), também se aplica ao nome da urna.

O TSE entendeu que a proibição relativa à propaganda eleitoral não se estende ao nome de urna. Para o ministro Raul Araújo, relator da consulta, não há regra expressa que proíba a presença de marca associada a empresas como parte do próprio nome do candidato na urna.

Araújo sustentou que a prática é comum, principalmente em eleições municipais, quando surgem candidatos como, por exemplo, “Fulano da Farmácia” e “Beltrano do Mercado”. A ministra Carmen Lúcia ainda sustentou que se deve “evitar que o uso de siglas e expressões, que são de abrangência pública, beneficie de forma abusiva alguma candidatura”, mas foi voto vencido. O placar foi de 4 a 3 pelo entendimento do relator.

Reforço

No julgamento, o tribunal ainda reforçou o entendimento de que marcas, produtos e siglas de empresas privadas não podem ser utilizadas em nenhuma peça de propaganda eleitoral. A regra foi inserida em resolução em 2019.

Fonte: Agora Laguna

Últimas notícias

Bebê de seis meses morre ao se engasgar com leite

A guarnição do ASU-427 foi acionada para atendimento de...

Homem some durante pescaria em praia da região

Bota usada por vítima e acessórios de pesca foram...

Tubarão Futsal perde por 2 a 1 na Liga Nacional

O time se manteve com 15 pontos, faltando sete...

Desafio Rota da Baleia recebe inscrições

Quinta edição de corrida por trilhas passará por Garopaba,...

Faleceu aos 85 anos a Sra. Lelina Grassi Pereira

Faleceu ontem dia (22) a meia noite aos 85...

Notícias Relacionadas