STU National, o circuito brasileiro de skate, chega pelo quarto ano seguido a Criciúma

Pistas do Parque da Prefeitura foram inauguradas no final de 2020 e, desde 2021, cidade catarinense recebe o evento, que mudou cotidiano da população

Falou em circuito brasileiro de skate, o STU National, difícil não o associar logo a Criciúma. Com as pistas do Parque da Prefeitura inauguradas em outubro de 2020, projeto idealizado e desenvolvido pela empresa Spot, a cidade catarinense passou a abraçar e a acolher os principais skatistas brasileiros em 2021 – ano, inclusive, em que o esporte estreou em Jogos Olímpicos. Nesta semana, de 22 a 24 de março, já receberá a competição pelo quarto ano consecutivo.
“É uma honra para nossa cidade sediar pela quarta vez consecutiva um evento como o STU National. Nós viabilizamos investimento de quase R$ 1,5 milhão para a construção do Skate Park, com uma das melhores pistas da América Latina e de destaque internacional. Desde 2021 colhemos os frutos, fazendo com que o município respire skate e receba grandes nomes da modalidade e eventos dessa magnitude”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O espaço praticamente se tornou um dos points mais procurados pelos jovens criciumenses, grudado ao Parque Centenário. É muito comum ver o local sempre lotado e com praticantes de todas as idades, principalmente à noite. O skate não só entrou de vez no cotidiano como se tornou um dos esportes mais populares da cidade.
Martinho Mrotskoski Neto, presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, vibra com o projeto. “Com a grande procura que passamos a ter, principalmente por muitos jovens, incluímos a modalidade no nosso programa social +Esporte +Futuro, democratizando ainda mais o ensino e a prática à população. Não temos a menor dúvida de que, com esses incentivos, teremos grandes talentos criciumenses no cenário nacional do skate em um futuro próximo. Muito bom ter essa parceria com o STU por mais um ano”, salienta.
Pode-se dizer que alguns skatistas, em especial, já se sentem em casa em Criciúma. Um deles, Augusto Akio, o Japinha, da modalidade Park, único nome do circuito a subir nos três pódios do STU National desde 2021. Naquele ano, ficou em segundo lugar, repetindo o resultado em 2022 e, enfim, sendo campeão em 2023. Somente duas atletas têm no currículo dois títulos por lá: no Street, Rayssa Leal (2021 e 2022) e, no Park, Dora Varella (2021 e 2023).
STU National Criciúma 2023:
Street Feminino
1º – Pâmela Rosa
2º – Gabi Mazetto
3º – Ariadne Souza
Street Masculino
1º – Ismael Henrique
2º – Vinícius Costa
3º – Giovanni Vianna
Park Feminino
1º – Dora Varella
2º – Fernanda Tonissi
3º – Isadora Pacheco
Park Masculino
1º – Augusto Akio
2º – Pedro Barros
3º – Pedro Carvalho
STU National Criciúma 2022:
Street Feminino
1º – Rayssa Leal
2º – Pâmela Rosa
3º – Gabi Mazetto
Street Masculino
1º – Lucas Rabelo
2º – Wilton Souza
3º – Eduardo Neves
Park Feminino
1º – Raicca Ventura
2º – Isadora Pacheco
3º – Érica Leguizamon
Park Masculino
1º – Luiz Francisco
2º – Augusto Akio
3º – Pedro Carvalho
STU National Criciúma 2021:
Street Feminino
1º – Rayssa Leal
2º – Isabelly Avila
3º – Virginia Forte Águas
Street Masculino
1º – João Lucas Alves
2º – Eduardo Neves
3º – Felipe Gustavo
Park Feminino
1º – Dora Varella
2º – Érica Leguizamon
3º – Isadora Pacheco
Park Masculino
1º – Pedro Barros
2º – Augusto Akio
3º – Pedro Quintas
A etapa de Criciúma terá entrada gratuita e os ingressos já estão disponíveis para retirada no site da Sympla (sympla.com.br/evento/stu-national-2024-criciuma/2344678). É preciso chegar cedo nos dias de competição, porque as arquibancadas estão sujeitas à lotação, e cada entrada só será validada com a doação de 1kg de alimento não perecível. Na sexta-feira (22), o dia será dedicado às eliminatórias e repescagem do masculino. No sábado (23) haverá as semifinais de ambos os sexos, com as finais realizadas no domingo (24).
A etapa de Criciúma do STU National 2024 é apresentada pelo Banco BV e tem patrocínios da Monster Energy, da Prefeitura de Criciúma, da FME de Criciúma e da Tiger. É homologada pela CBSk e tem como parceiro especial a Kenner, além dos parceiros oficiais Mini Kalzone e Nações Shopping. O apoio é da Drop Dead e da ABPSK.
Municìpio de Criciúma

 

Últimas notícias

Síndrome da fadiga crônica atinge mais mulheres e quem teve Covid ou dengue

No Brasil, o Ministério da Saúde não tem dados...

Equipe de Tubarão brilha no Brasileiro de Karatê

Neste final de semana, a cidade de Joinville foi...

Jaraguá Futsal amassa o Corinthians e sai na frente na 1ª fase da Copa do Brasil

Na teoria, equilíbrio. Na prática, domínio total aurinegro. Em...

O Tigre realizou um treino técnico e tático na tarde desta segunda-feira

O Criciúma terá pouco tempo de preparação até entrar...

Suicídio: o preocupante aumento da taxa entre crianças e jovens e a importância de falar sobre o tema

No período de 2011 a 2022, observou-se um crescimento...

Notícias Relacionadas