Serra Catarinense passa ter identidade regional

Com temperatura acima de mil graus, aquecida na forja do ferreiro e casqueador, Carlos Augusto Nikifork Antunes, a identidade da Serra Catarinense foi cravada em três pedaços de madeira de pinheiro brasileiro

A primeira peça marcada pelo presidente da Amures, prefeito de Anita Garibaldi João Cidinei da Silva, foi fixada na praça de eventos do Mercado Público de Lages.

O prefeito Antônio Ceron ajudou a pendurar a marca que ficará exposta aos visitantes do local. A solenidade de lançamento oficial da logomarca, lotou o Mercado Público, na noite desta segunda-feira (18). Os dois outros nacos de madeira, foram assinalados pelo presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense, Eliseu Farias, junto com o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva e a deputada federal e secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Além do Mercado Público, as peças ficarão em exposição na sede da Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures) e na unidade do Sebrae, regional de Lages. João Cidinei da Silva agradeceu aos prefeitos, gestores de turismo e especialmente, aos colaboradores da Amures que abraçaram a causa pela nova identidade regional.

“Essa marca é um produto de todos, seja iniciativa pública ou privada. E é nosso dever promovê-la e consolidar a identidade que nos representa. Viva a Serra Catarinense”, comemorou João Cidinei da Silva. O secretário de Estado do Turismo, citou a marca como um exemplo para Santa Catarina. E elogiou o esforço do setor privado e público na busca pela consolidação da nova identidade.

Parceira incondicional dos projetos regionais, Carmen Zanotto manifestou mais uma vez apoio às ações estruturantes do turismo. E se colocou à disposição para ajudar nos desafios da promoção da marca Serra Catarinense. Para o presidente do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), prefeito de São Joaquim Giovani Nunes, a marca coloca a região num patamar diferenciado em relação às outras regiões do Estado.

“Agora podemos afirmar que temos identidade própria. Os produtos e serviços que carregarem essa marca nos representam e fortalecem nosso compromisso de fazer mais e melhor pela nossa região”, declarou Giovani Nunes. Para o prefeito Antônio Ceron, a marca será uma importante ferramenta no fortalecimento da identidade regional. “Vai nos posicionar perante o Estado e outras regiões do País”, disse.

Apresentação técnica e adesão a marca

O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, fez a apresentação técnica da marca Serra Catarinense e a forma de sua aplicação. Ele agradeceu às empresas que aderiram ao uso da marca e projeta que diversas outras, seguirão o mesmo caminho. Ele citou que, além dos serviços e produtos relacionados ao turismo, a identidade demarcará o território.

O designer gráfico do Sebrae Santa Catarina, Fernando Laske, reforçou a apresentação técnica e falou dos caminhos até chegar ao produto final da identidade. O diretor regional do Sebrae, Altenir Agostini falou das parcerias com Amures e destacou a importância da identidade regional para estimular os negócios, especialmente, a micro e pequenas empresas.

Um dos grandes momentos do lançamento da marca, foi a assinatura de um grupo de empresas do Termo de Cessão de uso da Marca. Estão legalmente autorizadas a usar a marca:

Hotel Fazenda Gralha Azul de Ponte Alta;

Gráfica Ambrósio Ltda Epp de Anita Garibaldi;

Pousada Yaahoo Ecolodge de Bocaina do Sul;

Agroindustria Lingmone Defumados de Correia Pinto;

Cervejaria Lageana Eireli (União Serrana) de Lages;

Casa do Couro Mezzalira de Lages;

Souvenirs, Chimarrão e Cultura de Lages;

Chácara Bom Jesus Turismo e Lazer de Lages;

Mosto Bar de Lages;

Keylex Alimentos Queijos Coloniais, Queijos Temperados, Queijos Trufados e Mel de Bracatinga de Correia Pinto;

Art’s Bobinas e Etiquetas de Lages;

Vinícola Abreu Garcia Agronegócios e Empreendimentos Ltda de Campo Belo do Sul.

Imagem da marca em couro

Como forma de homenagear os parceiros da marca Serra Catarinense, algumas pessoas receberam um mimo alusivo ao evento. Numa estrutura em madeira, um couro estaqueado e ao centro, a nova identidade regional forjada a laser.

O mimo foi entregue ao Secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), Eliseu Farias, presidente da Amures João Cidinei da Silva, deputada federal e secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, diretor regional do Sebrae, Altenir Agostini e ao presidente do Cisama, prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes.

Uma peça será destinada ao deputado estadual Lucas Neves, que acompanhou parte do evento e teve de se ausentar por compromissos agendados anteriormente.

Fonte: SJ Online

Últimas notícias

Comitiva de Imbituba está na maior feria de turismo da América Latina

Imbituba está representada por um grupo dirigido pela Secretaria...

Mutirão da campanha Castração é a Solução realiza 267 procedimentos no final de semana em Criciúma

Iniciativa tem como objetivo reduzir a quantidade de animais...

PM resgata cães e gatos em situação de maus-tratos em Treviso

Na manhã de segunda-feira, 15, a Polícia Militar de...

Juventus recebe R$ 1,5 milhão de emenda parlamentar para investir na base

O Juventus ganhou mais uma ajuda para o fortalecimento...

CBF afasta três árbitros após a 1ª rodada do Brasileirão

As polêmicas logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro...

Notícias Relacionadas