Semana do Jovem Aprendiz na Satc destaca importância da qualificação profissional

Programação especial contou com bate-papos e troca de experiências com ex-aprendizes formados na instituição

A inserção de alunos recém-formados no mundo trabalho é um importante aspecto para a formação pessoal e profissional de cada um, resultando na conquista do primeiro emprego. Para auxiliar nesse processo, a Satc possui o Programa Jovem Aprendiz, que conta com uma plataforma digital que conecta os candidatos e as empresas. Para destacar ainda mais a importância da qualificação profissional, a instituição promoveu a Semana do Jovem Aprendiz, que contou com bate-papos e troca de experiências com ex-aprendizes já formados.

Com cursos de Assistente Administrativo e de Alimentador de Linha de Produção, o Programa atende nesse semestre 170 jovens nas unidades educacionais da Satc Criciúma e Turvo. “Nessa semana montamos uma programação especial para os jovens, onde segunda-feira aconteceu em Turvo a palestra com a Laís Espíndola, que é uma ex-aprendiz formada por nós e atualmente é gestora de RH da Procer Automação. No encontro ela pôde contar como que foi sua jornada enquanto aprendiz e o que a levou até a ocupar o cargo de gestão que tem atualmente”, explica o analista de negócios da Satc, Eduardo Just.

Nesta sexta-feira (26), os alunos de Criciúma puderam participar de uma conversa com três ex-aprendizes. Estavam presentes, a supervisora de conformidade operacional do grupo Realengo, Heloísa Canever, o Líder de Almoxarifado da Procer Automação, Ronald Ferreira e Guilherme Nunes Barbosa da área de Gestão de Pessoas da Satc.

“É muito gratificante ver tudo isso, porque quando a gente é jovem aprendiz a gente sonha em crescer profissionalmente, mas não imagina que vai realizar. Embora eu tenha conseguido essa conquista, é muito bom voltar e trazer a experiência que já adquiri no mercado de trabalho e compartilhar com o pessoal que é jovem aprendiz”, conta o Líder de Almoxarifado da Procer, Ronald Ferreira.

O mesmo sentimento é compartilhado por Heloísa Canever. “É uma sensação incrível poder compartilhar as coisas que a gente já adquiriu e mostrar pra eles que podem também conseguir. E ver assim toda a nossa trajetória, ver que mesmo jovens conseguimos bons cargos na empresa e isso é um reflexo do Programa da Satc”, destaca.

O desejo de seguir conquistando novas oportunidades faz parte da vida a aluna, Kamilla Evangelista, que vê no curso de Assistente Administrativo a oportunidade de seguir na empresa que trabalha. “Ser jovem aprendiz, principalmente aqui na Satc é uma oportunidade muito grande. A gente aprende bastante coisa e hoje posso dizer que eu trabalho em uma empresa onde consigo colocar em prática tudo que eu aprendo aqui dentro. Com isso, conseguir ajudar a implantar métodos como processos gerenciais, nota fiscal e gestão de estoque”, relata Kamilla.

Oportunidades do Jovem Aprendiz

Com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho, o Programa Jovem Aprendiz da Satc é a ponte de ligação dos alunos com o mercado. “Nosso propósito é fazer com que esse estudante tenha a primeira experiência de trabalho já qualificado. Por isso, o programa é voltado para jovens que tenham idade entre 14 e no máximo 24 anos, onde quatro vezes por semana atua na empresa e uma vez por semana vem para a escola para fazer as aulas do curso na qual ele está matriculado”, destaca Just.

Os candidatos e empresas interessadas podem realizar o seu cadastro no site https://jovemaprendiz.satc.edu.br/

Últimas notícias

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade,...

Faleceuaos 95 anos o Sr. Pedro Correa Nunes

Faleceu hoje dia (18) a 00:10 no hospital de...

Meia deixa o Atlético Tubarão uma semana depois de ser anunciado

Ele recebeu uma proposta do Ferroviário (CE), que disputa...

Agricultor de 74 anos colhe batata-doce gigante em Alto Bela Vista

O agricultor Ivo Kossian, de 74 anos, colheu uma...

Governo de SC vai lançar projeto para abrigar desalojados do Rio Grande do Sul

Segundo dados da Assistência Social, aproximadamente 400 famílias já...

Notícias Relacionadas