Santa Catarina é destaque em publicação sobre educação alimentar e nutricional

A rede estadual de ensino de Santa Catarina é um dos destaques do livro sobre a 5ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

Dos 20 relatos selecionados para compor a obra, dois são catarinenses. O lançamento da publicação está previsto para maio deste ano.

Uma das selecionadas de Santa Catarina foi a EEB Felipe Manke, de Massaranduba. A escola apresentou o relato ‘Abelhas Nativas: Polinizando para Um Futuro Sustentável por Meio da Agroecologia’. A atividade foi realizada em parceria com a nutricionista Aline Pereira da Silva.

“A participação na 5ª edição da Jornada de EAN estimulou os alunos para o conhecimento sobre a importância das abelhas nativas, possibilitando aprender em diversos espaços de aprendizado valiosos para a troca de ideias dentro e fora da sala de aula”, afirmou Aline.

Já a EIEF Wherá Tupã Poty Djá, de Biguaçu, foi selecionada pela ‘Valorização da Cultura Alimentar Indígena Guarani Através de Ações de EAN na Escola Wherá Tupã Poty Djá’. O relato foi apresentado e redigido pela nutricionista Rayza Dal Molin Cortese, que desenvolveu as atividades na escola em parceria com a nutricionista Josiane Hilbig.

Segundo Rayza, “além de incentivar debates e reflexões sobre alimentação saudável, as atividades possibilitaram o envolvimento das famílias nas atividades e ações, permitindo aos mais jovens observar e aprender com os membros mais velhos as técnicas culinárias para a elaboração de preparações típicas da cultura indígena”.

A Educação Alimentar e Nutricional é reconhecida pela Secretaria de Estado da Educação como uma importante diretriz do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), prezando pela autonomia e autocuidado dos estudantes para que suas escolhas alimentares sejam cada vez mais saudáveis e sustentáveis.

A 5ª Jornada de EAN foi realizada em 2023 pelo FNDE, visando promover e fomentar ações de Educação Alimentar e Nutricional no âmbito das escolas estaduais e municipais. Segundo o FNDE, das 1.508 escolas participantes de todo o país, 349 finalizaram a Jornada de EAN e vão receber um selo e um certificado de Menção Honrosa.

As atividades foram divididas em quatro temas: ‘Aprendendo sobre alimentação saudável na prática: vamos cozinhar?’, ‘Agroecologia é o caminho para a saúde da humanidade e do planeta’, ‘Utilização das mídias sociais como facilitadoras para integrar a comunidade escolar nas atividades de EAN’ e ‘Valorização e resgate da cultura alimentar regional, por meio da promoção da EAN’.

Fonte: SECOM

Últimas notícias

Sesc Verão 2025 agita Laguna com eventos até 20 de janeiro na praia do Mar Grosso

O Sesc Verão 2025 começou na última sexta-feira (10),...

Homem de 57 anos sofre parada cardiorrespiratória em campo desportivo

Um homem, 57 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória,num campo...

Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024

Santa Catarina bateu recorde na exportação total de carnes...

Capivara causa acidente e motociclista acaba ferido em Campo Bom

Nesta sexta-feira, os bombeiros voluntários de Jaguaruna registraram um...

Ministério do Trabalho atualiza tabela do seguro-desemprego para 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou a...

Notícias Relacionadas