O brasileiro Sandro Dias, conhecido como Mineirinho, escreveu mais um capítulo histórico para o skate mundial nesta quinta-feira (25), em Porto Alegre. Aos 50 anos, o hexacampeão mundial desafiou os limites ao dropar de uma altura de 70 metros em uma megarrampa erguida no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na capital gaúcha.
Antes, ele já havia batido o recorde mundial ao descer de 65 metros. Pouco depois, superou a própria marca e alcançou os 70 metros, consolidando a façanha inédita no esporte.
O evento foi uma parceria entre a empresa de energéticos Red Bull e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em troca da disponibilização do espaço público, a Red Bull entregará duas rampas de skate e realizará a revitalização de outras duas pistas em cidades ainda a serem definidas.
Sandro se preparou por muitos dias antes de descer a rampa. Ele praticou algumas vezes no complexo de skate localizado no quintal da casa da avó do skatista Gui Khury, de 16 anos, em Curitiba, no Paraná, local já conhecido por muitos praticantes do esporte.
Mineirinho é considerado o “Rei do 540º”. Ele foi o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra 900°, além de ser o primeiro a voltá-la durante sua linha em uma competição. Sandro também é hexacampeão mundial pela World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2011), tricampeão europeu (2001, 2003 e 2005) e medalhista de ouro dos X Games de Los Angeles em 2006.
Essa é a segunda vez que ele protagoniza descidas em monumentos urbanos. Em 2019, Mineirinho desceu de skate na Ponte Estaiadinha, na Marginal Tietê, em São Paulo, a 30 metros de altura.
Fonte da Informação | HC