Reunião com embaixador no Panamá trata de novas oportunidades econômicas com Santa Catarina

Liderada pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, a comitiva catarinense tratou de novas oportunidades de negócios entre Santa Catarina e o Panamá em uma reunião com o embaixador Brasileiro no país, Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva.

O diplomata ouviu sobre pontes comerciais e a importância que estas ligações com Santa Catarina podem representar, tendo em vista a localização estratégica do Panamá no cenário da logística internacional e a diversidade econômica do estado. Também foram apresentados produtos estratégicos a serem comercializados para América Central, como os vinhos de altitude, proteína animal e os produtos de valor agregado como os dos setores têxtil e metalmecânica.

Além disso, a comitiva expressou a necessidade de parcerias em projetos importantes para o estado, no sentido buscar investimento estrangeiro para obras estruturantes, como ferrovias, pontes e armazenamento de grãos.

O Panamá é considerado a grande passagem de mercadorias de todo o mundo, sendo a única ligação controlada entre os oceanos Pacífico e o Atlântico. A estrutura possibilita a ligação dos mercados norte-americanos, asiáticos e sul-americanos.

Encontro é considerado positivo

Para o governador Jorginho Mello a principal dificuldade a ser vencida para que estas parcerias sejam firmadas é o fato de que o estado ainda é pouco conhecido no cenário internacional.

“Nós precisamos divulgar cada vez mais Santa Catarina. Por isso a importância de estarmos aqui representando e mostrando a qualidade do que se faz no estado e que este estado tem um governo e um parlamento e que é parceiro na construção de políticas que possam beneficiar os dois países”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro De Nadal, a reunião foi muito positiva: “a parceria com a Embaixada é fundamental para abrirmos novos mercados e potencializar a economia do nosso estado, gerando mais empregos e renda”, afirmou.

Para o deputado estadual Fabiano da Luz, o encontro foi uma oportunidade de mostrar Santa Catarina para outras regiões do Continente, abrindo novas relações comerciais. A opinião é compartilhada também pelo deputado estadual Antídio Lunelli. Para ele, missões assim são importantes para a construção de acordos em diversas áreas, os quais são benéficos para Santa Catarina.

Participação de SC na Feira Internacional do Panamá

Há também conversas para que Santa Catarina tenha participação na Feira Internacional do Panamá, que será realizada em março de 2024. Na ocasião, deverão ser apresentados os produtos e o estado catarinense ao mundo.

Financiamentos de projetos

Na sexta-feira, a comitiva se reuniu com representantes de instituições financeiras, que estão presentes em 11 países do continente, além de contar com representações na Europa. A ideia é atrair investimentos internacionais para obras estruturantes, como nas áreas de portos, ferrovias e aeroportos.

De acordo com a comitiva, o banco pode ser um parceiro, já que trabalha com financiamentosde grandes projetos, tendo expertise em parcerias público-privada (PPP).

Por Redação | SECOM

Últimas notícias

Um dos maiores do Sul, Moto Laguna de Verão tem programação definida

A festa inicia na quinta, 7, às 19h e...

Padre Adson Muniz toma posse como 11º pároco de Magalhães

O décimo primeiro pároco da história da Igreja Matriz...

Maracajá realizará leilão de veículos dia 6, são: maquinários e materiais recicláveis

O quinto leilão público promovido pela Administração Municipal de...

Faleceu aos 62 anos Sr. Evacir Rodrigues Pereira

Faleceu em sua residência ontem dia(3) as 12:00h na...

‘Sobrevivente da criminalidade’, brasileira de 18 passa em Medicina sem internet

Uma jovem brasileira de 18 anos está realizando o...

Notícias Relacionadas