Rede pública de ensino de Santa Rosa do Sul e Santo Amaro da Imperatriz são finalistas de concurso nacional

Cidades catarinenses concorreram com centenas de municípios em todo o Brasil.

Dois projetos educacionais desenvolvidos na rede pública dos municípios catarinenses de Santa Rosa do Sul e Santo Amaro da Imperatriz estão entre os finalistas do concurso Aprende Brasil Criativo, e podem ser premiados entre centenas de projetos inscritos por escolas de todo o Brasil. O anúncio dos vencedores está marcado para o dia 3 de abril, em Curitiba, com a participação dos professores responsáveis por cada um dos projetos finalistas e dos secretários de Educação dos municípios cujas propostas foram selecionadas.

Em Santa Rosa do Sul, as professoras Isabela Paulino Fontana Bez e Mirele Gonçalves Vidotto, da Emeb Ana Régis Arantes, trabalharam com o 3º ano o projeto Plantando o Futuro. “Foi uma jornada educativa completa, que transcendeu as paredes da sala de aula e conectou os alunos com a natureza de forma prática e significativa. Ao longo das diversas etapas, os estudantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades como observação, pesquisa, trabalho em equipe e responsabilidade social, além de aprofundar os conhecimentos sobre ecologia, agricultura orgânica e a importância da alimentação saudável”, contam as professoras. A turma analisou os diferentes tipos de solo, visitou uma escola agrícola e construiu uma composteira. Depois de uma palestra com um agricultor orgânico, os pequenos também participaram de todas as etapas da construção e cuidado de uma horta, podendo consumir as hortaliças plantadas no final do processo. O Plantando o Futuro é finalista do Aprende Brasil Criativo na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Santa Rosa do Sul
Créditos: Divulgação/Aprende Brasil Educação

Por sua vez, o projeto Conhecendo a Cultura Africana e Afro-Brasileira, do Centro Municipal de Educação Infantil Estrada Velha, em Santo Amaro da Imperatriz, aproximou os alunos do G2 da cultura rica dos povos africanos. Idealizada pelas professoras Mayara de Farias e Daniela Regina de Macedo, a proposta contou com várias etapas e culminou com a exposição de todas as vivências na Mostra de Trabalhos Anual do CMEI. Após ler a Lenda dos Tambores Africanos, as crianças foram convidadas a construir seu próprio tambor com a ajuda das famílias. Também fez parte do projeto a degustação de alimentos típicos da cultura africana e afro-brasileira e a confecção de bonecas Abayomi. Por fim, os pequenos manusearam e brincaram com instrumentos musicais como atabaque, pandeiro e xequerê, além de confeccionarem um kabuletê. “Ao degustar os alimentos da cultura africana e afro-brasileira, as crianças ampliaram as experiências sensoriais e culturais. Nos momentos de roda e histórias, as crianças participaram atentamente e observaram as ilustrações, acompanhando a história. A proposta dos instrumentos musicais foi a que eles mais gostaram, explorando os materiais e instrumentos”, relatam Mayara e Daniela. O projeto é finalista na categoria Educação Infantil.

Esta é a 3º edição do concurso, promovido pela Aprende Brasil Educação. O objetivo é encontrar iniciativas criativas desenvolvidas nas escolas públicas brasileiras. Para a gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, esse reconhecimento é uma forma de agradecer aos educadores pela contribuição relevante para o ensino brasileiro. “Basear o ensino em vivências práticas e reais é o desafio que lançamos no Aprende Brasil Criativo. Queremos estimular boas práticas de ensino e aprendizagem e mostrar a todos a importância de trazer as crianças para experiências significativas ao longo da jornada escolar”, destaca.

_______________________________________

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Central Press

Últimas notícias

Evento gratuito sobre autismo aborda tema TEA: Educação e Saúde

Na quarta-feira (9), das 14h às 17h, a UNIASSELVI e a...

Comarca de Tubarão distribuiu valores para ações relevantes na área musical e de saúde

O Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica da...

Museu ao Ar Livre abre agendamento para a Semana da Cultura Indígena com oficinas educativas

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans,...

Município cumpre decisão judicial e amplia vagas para acolhimento infantojuvenil em Criciúma

O Município de Criciúma, no Sul do Estado, disponibilizará...

Treino sem orientação pode causar danos aos rins, adverte médico

Após um jovem ter um caso raro de falência...

Notícias Relacionadas